Secretaria da Fazenda
Órgão da administração geral de Apucarana, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) tem como principal atribuição administrar as finanças municipais e as políticas fiscais e tributárias, bem como garantir o equilíbrio e a sustentabilidade das contas públicas do município.
A pasta também cobra, arrecada e fiscaliza tributos e taxas municipais, com destaque para o IPTU e o ISS. São essas receitas que geram os recursos necessários para atender a demanda da população apucaranense por serviços públicos em diversas áreas, da saúde, infraestrutura a educação.
A Sefaz, que tem sua estrutura regulamentada pela lei nº 111/2019, também atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico; na elaboração da política fiscal e tributária; e no planejamento orçamentário e financeiro do município. É a secretaria da administração geral responsável pela gestão orçamentária do município, observando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Secretaria da Fazenda é organizada administrativamente em Superintendência Financeira, Superintendência de Planejamento Orçamentário e Superintendência de Tributação, Receita e Fiscalização.
Secretário: Rogério Ribeiro
Endereço: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25 – Centro – 1º andar
Telefone: (43) 3422-4000
E-mail: fazenda@apucarana.pr.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Alteração de Contador
 - Alterações Cadastrais (Com Emissão de Alvará)
 - Alterações Cadastrais (Sem Emissão de Alvará)
 - Alvará de Localização e Funcionamento
 - Alvará para Eventos Temporários
 - Alvará Provisório
 - Baixa de Alvará
 - Baixa de Pagamento Manual – ISS DAS Inferior a R$ 10,00 Pago em Outra Parcela
 - Baixa de Pagamento Manual – ISS DAS Lançado pela Receita Federal Inferior a 2%
 - Baixa de Pagamento Manual – ISS Pago sem Baixa na Prefeitura
 - Cancelamento de Débito
 - Cancelamento de Guia de ITBI sem Fato Gerador
 - Cancelamento de ISS Construção Civil
 - Cancelamento e/ou Substituições de Notas Fiscais de Serviços – Eletrônica
 - Certidão de Débito
 - Certidão de Garagem
 - Certidão de Impostos Pagos Ano a Ano
 - Certidão de Valor Venal de IPTU
 - Certidão Positiva com Efeito de Negativa
 - Compensação de Valores
 - Devolução de Importância ISS Construção Civil
 - Emissão de Carnê de Habitação
 - Emissão de Carnê de IPTU
 - Emissão de Carnê de ISS
 - Emissão de Guia de Recolhimento – DAM
 - Emissão de Notas Fiscais de Serviços – Avulsa
 - Espelho do Cadastro
 - Inatividade de Empresa
 - Inclusão do Simples Nacional
 - Inscrição Municipal para Empresas MEI
 - Instituição de Condomínio
 - Levantamento de Débitos
 - Liberação de Notas Fiscais de Serviços – Eletrônica
 - Parcelamento de Débitos
 - Prescrição de Débito
 - Renovação de Alvará de Localização e Funcionamento
 - Restituição de Valores de ISS
 - Revisão de Indeferimento do Simples Nacional
 - Revisão de IPTU
 - Solicitação de Carta de ITBI
 - Solicitação de Certidão de Avaliação de ITBI
 - Solicitação de Isenção de ITBI (Programa Casa Verde e Amarela)
 - Solicitação de ITBI
 - Solicitação de Não Incidência de ITBI, Alíquota Reduzida ou Imunidade
 - Termo de Compromisso do Simples Nacional
 - Transferência de Proprietário