Autarquia Municipal de Saúde

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) foi criada pela lei nº 026/85. É uma entidade jurídica de direito público interno, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Tem como função principal executar a política de saúde do Município de Apucarana.

Executa ações e programas públicos de promoção, prevenção e atenção à saúde diretamente e exclusivamente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando profissionais habilitados. 

Além disso, acolhe e presta atendimento aos usuários dos serviços ofertados através do Sistema Único de Saúde e universaliza a assistência à saúde com ações e programas financiados com recursos públicos, provenientes especialmente do SUS. Cumpre ainda as diretrizes pactuadas pela União, Distrito Federal, Estados e Municípios, conforme o Pacto pela Saúde nas suas três dimensões: pacto pela vida, pacto em defesa do SUS e o pacto de gestão. 

Promove também a vigilância em saúde (epidemiológica, ambiental e sanitária e saúde do trabalhador); assegura aos usuários o acesso a serviços de média e alta complexidade;  e promove assistência farmacêutica, entre outras obrigações.

  

Diretor-Presidente: Emídio Bachiega

Endereço: Rua Tamandaré, 115 – Barra Funda

Telefone: (43) 3422-5888

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h