Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (SEGTRAN)

A Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (SEGTRAN) é um órgão da administração direta do Município de Apucarana, criada através da Lei 001/2025.

A SEGTRAN tem como responsabilidade a atuação da Guarda Municipal, dos Agentes de Trânsito, Departamento de Trânsito, além do gerenciamento e supervisão de todo o sistema viário do município. Isso inclui o planejamento, a organização e a fiscalização do tráfego, buscando a segurança e a fluidez da mobilidade urbana em Apucarana.

A secretaria é responsável pela gestão do transporte no meio urbano, abrangendo equipamentos como o terminal rodoviário, o terminal urbano, os serviços de táxi e o aeroporto municipal. No que concerne à Defesa Civil, a secretaria coordena as ações em casos de desastres naturais e na identificação e monitoramento de áreas de risco no município.

A Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil está localizada no prédio principal da prefeitura, no segundo andar, facilitando o acesso e a integração com os demais órgãos da administração municipal.

Secretário: Major Vilson Laurentino da Silva

Endereços:

  • Secretaria: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25 – Centro – 2º andar
  • Departamento de Trânsito: Rua Tamandaré, 515 – Barra Funda

Telefones

  • Secretaria: (43) 3422-4000 (Ramais 446, 447 e 448)
  • Departamento de Trânsito: (43) 3422-4000 (Ramal 585) ou (43) 3423-0930
  • Centro de Controle Operacional (Agentes de Trânsito): (43) 3308-1501
  • Guarda Municipal: 153

E-mail: segtran@apucarana.pr.gov.br

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h