Informações sobre voos e horários

Apucarana tem atualmente voos regulares ativos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A Aerosul, que também ofertava o serviço até o começo de 2022, suspendeu as rotas partindo do município. Clique abaixo para consultar datas, destinos, horários e valores:

Aeroporto Municipal Capitão João Busse

O Aeroporto Capitão João Busse foi inaugurado em 12 de outubro de 1982. Habilitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), fica localizado na Rodovia PR-532, que liga ao Distrito de Correia de Freitas, na saída para Curitiba. É o segundo aeroporto de Apucarana. Substituiu o primeiro campo de aviação do município, que foi inaugurado em 10 de outubro de 1952 onde hoje está instalado o Serviço Social da Indústria (Sesi), na região do Núcleo Habitacional Castelo Branco. 

Além de voos comerciais, o Aeroporto Capitão João Busse recebe voos particulares e de empresas de táxi aéreo. Tem uma pista asfaltada de 1.400 metros de comprimento por 30 metros de largura, com 805 metros de altitude. A operação é diurna e noturna por aproximação visual. 

O nome do aeroporto homenageia o capitão da Polícia Militar, João Busse (1886-1921). Ele é considerado o primeiro aviador profissional do Paraná. Foi um dos fundadores da Escola Paranaense de Aviação e aluno da Escola de Aviação da Força Pública de São Paulo. No dia 10 de junho de 1920, realizou seu primeiro voo solo, então batendo o recorde brasileiro de altitude: 4.500m (12 mil pés). Morreu em 31 de maio de 1921. Após decolar em Itapetininga (SP), o avião que pilotava apresentou defeitos mecânicos e ele precisou aterrissar numa pista improvisada em Buri (SP). O avião acabou batendo na pista em um “cupinzeiro”. Com o impacto, o capitão foi arremessado para fora da aeronave e sofreu uma fratura no crânio, morrendo depois no hospital.