A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-PR) e secretária municipal de Educação de Apucarana, professora Marli Fernandes, participou hoje (26) da Formação para a Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação.
O curso foi realizado em Curitiba e promovido pela Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação do Paraná, uma ação conjunta entre a UNDIME-PR, a SEED-PR (Secretaria de Estado da Educação) e a DICOPE (Diretoria de Cooperação e Planos de Educação, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE-MEC). O coordenador da Rede no Paraná, professor Maurício Pastor dos Santos, ministrou a formação.
A importância da capacitação foi destacada pela Professora Marli Fernandes. “Os Planos de Educação propõem um planejamento para o ensino nos municípios, nos estados e no país, da educação infantil aos cursos de nível superior, envolvendo as redes pública e privada. Se monitorarmos e avaliarmos os documentos com seriedade, a qualidade da educação saltará nos próximos anos,” garantiu.
O público-alvo da formação envolveu representantes de diversas entidades, como Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das APAES, Ministério Público (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico de Social (IPARDES), Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (SINEPE), Conselho Estadual de Educação (CEE) e União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).