A Prefeitura de Apucarana realizou nesta sexta-feira (26/05), leilão de 06 veículos e cerca de 1.500 kg de sucatas de ferro. A alienação dos bens móveis inservíveis aconteceu no salão nobre da prefeitura. “Foi um certame disputado, sobretudo com relação aos veículos, com lotes sendo arrematados com valores acima da avaliação mínima”, observa Nicolai Cernescu Júnior, secretário Municipal de Gestão Pública. Ele cita como exemplo o veiculo GM Astra que tinha avaliação de R$10 mil, mas acabou arrematado por R$13 mil.
Do total de R$ 40.515,00 mil, em caso de arremate de todos os lotes de veículos apenas pelo valor mínimo de avaliação, o departamento de Patrimônio da prefeitura informou que foram contabilizados aos cofres públicos R$ 44 mil. “O que confere ao certame grande sucesso”, avalia o secretário Nicolai. Ele destaca que todos os veículos foram colocados em leilão devidamente documentados, com multas e tributos quitados, prontos para a transferência após a venda.
Entre os modelos disponíveis estiveram GM Corsa, Gm Astra Sedan, Fiat Uno, M. Benz L 1113 e Ônibus M.Benz. “Em geral são veículos economicamente inviáveis para consertos e manutenção e improdutivos para o uso permanente do serviço público”, frisa o secretário. Também foram leiloados lotes com cadeiras e mesas escolares, armário de aço, escrivaninhas, bancos e mesas, berços e sucata de fogão, entre outros itens.
O certame, que foi conduzido pelo leiloeiro oficial Odarli Canezin, foi na modalidade maior lance igual ou superior do preço mínimo de avaliação. Todo o processo foi autorizado por leis aprovadas pela Câmara de vereadores e sancionadas pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto. Os valores mínimos dos bens públicos foram fixados pela Comissão Especial Permanente de Avaliação e Desfazimento dos Bens Inservíveis e Sucatas do Patrimônio Público.