Prefeitura e Unespar abrem inscrições para 130 vagas em cursinho preparatório gratuito de vestibulares e Enem

A Prefeitura de Apucarana reforçou as oportunidades de acesso ao ensino superior ao firmar parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus Apucarana para a realização do Cursinho Popular. A iniciativa oferecerá 130 vagas gratuitas para um cursinho preparatório voltado aos vestibulares e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas 100% presenciais acontecerão entre os meses de agosto e outubro, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e o município também garantirá o transporte dos estudantes participantes, contribuindo para que mais jovens tenham acesso à preparação para o ingresso na universidade.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que a iniciativa faz parte de uma série de ações da administração municipal voltadas ao fortalecimento da educação e à criação de novas oportunidades de acesso ao ensino superior. “Estamos consolidando Apucarana como uma cidade que investe no conhecimento e abre caminhos para o futuro dos nossos jovens. Conquistamos recentemente o curso de Medicina da Unespar e, agora, viabilizamos, juntamente com a universidade, a realização do Cursinho Popular no Polo UAB. A Prefeitura também garantirá o transporte dos estudantes participantes, eliminando mais uma barreira para quem sonha em ingressar na universidade”, destaca.

O Cursinho Popular oferecerá aulas gratuitas, totalmente presenciais, ministradas por professores bolsistas do projeto e também pedagogos voluntários da rede pública e particular, com experiência com cursinho. Os estudantes também receberão material preparatório. As atividades acontecerão as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17h30, no Polo UAB de Apucarana.

As inscrições serão efetivadas por ordem cronológica. A iniciativa reúne a Prefeitura de Apucarana, Unespar, o Núcleo Regional de Educação e o Fundo Paraná em uma parceria voltada à preparação de estudantes para o ingresso no ensino superior, fortalecendo as oportunidades de acesso à universidade. Técnica da equipe pedagógica do Núcleo Regional da Educação de Apucarana e representante do órgão junto à Unespar em ações de articulação acadêmica junto às escolas estaduais dos 16 municípios que compõem nosso núcleo, professora Carla Coccia enaltece a projeto. “Essa iniciativa reafirma o compromisso das instituições com a democratização do acesso ao ensino superior, uma vez que oferece aos estudantes das escolas públicas estaduais do município de Apucarana a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e fortalecer sua preparação para os processos seletivos de ingresso na universidade”, diz a técnica pedagógica.

Ela frisa que o “Núcleo Regional, sob a chefia do professor Vladimir Barbosa da Silva, em parceria com a Unespar, será sempre apoiadora de projetos como o Cursinho Popular. “Acreditamos que essa parceria representa um importante instrumento de fortalecimento dos vínculos entre a escola pública e a universidade pública. Ao incentivar a continuidade dos estudos e ampliar as oportunidades educacionais, a iniciativa contribui para a formação acadêmica, cidadã e profissional dos estudantes, reafirmando o compromisso com uma educação pública de qualidade”, destaca professora Carla Coccia.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no link ou pelo QR Code divulgado nas peças de divulgação do curso. O preenchimento das 130 vagas obedecerá à ordem cronológica das inscrições.

Prefeitura implanta rotatória para aumentar a segurança no trânsito no entroncamento da Rede Massa

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), iniciou a implantação de uma rotatória no entroncamento localizado em frente à sucursal da Rede Massa, conhecido como trevo da TV Tibagi. A intervenção busca organizar o fluxo de veículos, reduzir o risco de acidentes e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres que utilizam diariamente o local. Os trabalhos começaram na noite desta quinta-feira e devem ser concluídos na próxima semana.

Tecnicamente, envolve a intervenção conta com implantação de sinalização horizontal e vertical, faixas de travessia para pedestres, linhas de canalização de fluxo, áreas de circulação orientada e instalação de tachões refletivos para reforçar a delimitação da rotatória, especialmente no período noturno.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a implantação do dispositivo atende a uma demanda antiga da comunidade e representa uma medida prática para aumentar a segurança viária no local. “Estamos atendendo uma reivindicação de moradores, comerciantes e estudantes que utilizam diariamente esse trecho. É um ponto de grande movimentação, com circulação intensa de veículos e que historicamente registrou acidentes. Nosso objetivo é organizar melhor o trânsito, reduzir riscos e oferecer mais segurança para todos que passam por essa região”, afirmou.

O secretário da Segtran, subtenente Almir Antônio de Freitas, explica que o trevo tem um grande movimento, principalmente nos horários de pico, e é uma ligação importante entre vários bairros, como Recanto do Lago, Recanto Belvedere, Shangri-lá, Vila Nova, Núcleo Habitacional Castelo Branco e Jardim Tibagi. “A rotatória vem para dar mais fluidez e segurança ao trânsito”, afirma.

Segundo o secretário, a intervenção ainda está em fase de conclusão e os condutores precisam ficar atentos durante o período de adaptação. “A sinalização já começou a ser implantada, com pintura horizontal, placas indicativas e orientações de circulação. Ainda vamos concluir com a instalação dos tachões refletivos e das setas de direcionamento. É importante que motoristas e pedestres tenham atenção nesse início, respeitando a sinalização e entendendo a nova dinâmica do local”, orienta.

Almir destaca que o funcionamento correto da rotatória depende principalmente do respeito às regras de trânsito. “A rotatória é uma ferramenta muito eficiente para organizar cruzamentos com várias vias convergindo. A preferência é sempre de quem já está circulando na rotatória. O condutor deve respeitar o pare, aguardar sua vez e fazer o contorno corretamente. Quando todos seguem essa regra, o trânsito flui com segurança”, explica.

O secretário também ressalta que a estrutura foi pensada para garantir mais segurança aos pedestres. “Nosso objetivo é sempre buscar medidas que tragam mais segurança e mobilidade para a população. As faixas de travessia foram planejadas para dar mais proteção às pessoas que circulam pelo local”, afirma Freitas.

Apucarana lança a Expoagri 2026 e prepara uma das maiores feiras agropecuárias educacionais do Paraná

Apucarana se prepara para realizar uma das maiores exposições do segmento agropecuário educacional do Paraná. O lançamento oficial da edição deste ano da Expoagri ocorreu na noite de quinta-feira, no Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas. Com uma programação diversificada que reúne conhecimento, projetos estudantis, tecnologia, inovação, atrações culturais e entretenimento, o evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

O prefeito Rodolfo Mota ressaltou que, entre os 32 colégios agrícolas existentes no Paraná, a Expoagri de Apucarana se destaca como uma das melhores exposições do gênero no estado. “Apucarana e toda a região são privilegiados por contar com um evento dessa dimensão, capaz de fortalecer o agronegócio, a educação e o desenvolvimento regional”, enfatizou.

Rodolfo Mota afirmou ainda que, desde as primeiras reuniões com a direção do Colégio Agrícola, ficou estabelecida a meta de superar a edição anterior em público, organização e atrações. “O nosso desafio é subir a régua e vamos fazer isso juntos, fortalecendo ainda mais a posição da Expoagri entre os maiores eventos do segmento no Paraná”, reiterou.

Ao destacar a força das parcerias em todas as frentes da gestão pública, Rodolfo Mota citou o trabalho conjunto com os deputados estaduais Delegado Jacovós e Do Carmo para viabilizar cinco novas máquinas, no valor de R$ 3,6 milhões, destinadas ao atendimento da área rural do município.

Mota ainda citou dois projetos inéditos de pavimentação rural em parceria com o Governo do Estado: o recapeamento da Estrada Bela, com investimento de R$ 5 milhões, e a pavimentação em concreto da Estrada Correia de Freitas /São Pedro do Taquara, com R$ 17 milhões. “São mais de R$ 22 milhões aplicados nas primeiras estradas rurais asfaltadas da história de Apucarana”, salientou.

A diretora-geral do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, Rosi Pimenta, destacou que o lançamento marca o início oficial dos preparativos e das parcerias que vão moldar o evento. “Hoje é o pontapé inicial para que a nossa Expoagri lá em agosto seja um sucesso”, afirmou.

Rosi Pimenta explicou que a exposição desempenha um papel fundamental ao conectar o aprendizado teórico à prática do mercado. “A Expoagri reúne em torno de 50 projetos desenvolvidos pelos estudantes em parceria com grandes empresas do agronegócio. Os alunos já sabem os projetos que vão desenvolver e começaram a trabalhar neles”, mencionou.

O chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Cristovon Videira Ripol, afirmou que conhece os principais eventos agropecuários do Paraná e classificou a Expoagri de Apucarana como um dos melhores do Estado. “Eu posso dizer que é um dos melhores eventos do Paraná no setor de agricultura. É um evento que leva tecnologia e inovação para os agricultores, que conseguem aumentar a produtividade e gerar renda, contribuindo para a fixação das famílias no campo”, pontuou.

O lançamento da Expoagri aconteceu no salão nobre do Colégio Agrícola e reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e parceiros da iniciativa. Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli, os vereadores Moisés Tavares, Gabriel Caldeira, Guilherme Livoti e Odarlone Orente. Também estiveram presentes Patrícia Marchi, representando o Núcleo Regional de Educação, secretários municipais, empresários do agronegócio e expositores que apresentarão máquinas, serviços e novas tecnologias durante a feira.

Prefeitura decreta ponto facultativo a partir das 13 horas na segunda-feira

A Prefeitura de Apucarana decretou ponto facultativo na segunda-feira (29/06), em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026. Oficializada por meio do Decreto nº 200/2026, a medida estabelece expediente das 8 às 13 horas nos órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, sem prejuízo dos serviços essenciais.

Durante a manhã, o expediente será ininterrupto, sem intervalo para almoço. A partir das 13 horas terá início o ponto facultativo, permitindo que os servidores acompanhem a estreia do Brasil na fase de mata-mata da Copa do Mundo. A Seleção Brasileira enfrenta o Japão às 14 horas (horário de Brasília), no Houston Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.

O ponto facultativo não se aplica aos serviços considerados essenciais e indispensáveis à população. Permanecerão em funcionamento os atendimentos de urgência e emergência, além de outros serviços que, por sua natureza, não podem sofrer interrupção.

A continuidade desses serviços ficará sob a responsabilidade dos respectivos secretários municipais e dirigentes dos órgãos da administração indireta, que deverão adotar as providências necessárias para garantir o atendimento à população.

As atividades administrativas da Prefeitura de Apucarana serão retomadas normalmente na terça-feira (30/06), às 8 horas.

Apucarana inicia programa que levará iluminação LED a 100% da cidade

Com a presença dos deputados estaduais Delegado Jacovós e Do Carmo, o prefeito Rodolfo Mota autorizou nesta quinta-feira (25/06) o início do Programa Apucarana 100% LED. A iniciativa é o maior programa de modernização da iluminação pública da história de Apucarana e permitirá ampliar de 48% para 100% a cobertura da cidade com tecnologia LED, garantindo mais eficiência energética, economia e segurança para a população.

A ordem de serviço para início imediato dos serviços foi assinada em ato na Praça Rui Barbosa. Na oportunidade, o prefeito falou que recentemente, Apucarana investiu equivocadamente na instalação de luminárias vapor metálico. “Foi um investimento significativo, na ordem de R$9 milhões, mas que não acompanhou a evolução tecnológica do setor e manteve o município atrás de outras cidades que já modernizaram seus sistemas de iluminação pública. Agora estamos corrigindo esse caminho, com planejamento e responsabilidade, implantando uma tecnologia mais eficiente, econômica e preparada para o futuro”, afirmou Rodolfo Mota.

O prefeito explicou que atualmente apenas 48% das vias públicas contam com iluminação em LED. Para alcançar a cobertura total, serão substituídas 9.120 luminárias convencionais, em um investimento de R$ 5,82 milhões, com recursos a fundo perdido do Programa Ilumina Paraná, da Secretaria de Estado das Cidades, além de contrapartida municipal de 5%. “Serão 830 ruas e avenidas que receberão uma iluminação mais moderna. A economia gerada pela eficiência do LED vai possibilitar novos investimentos em segurança, tecnologia e melhoria dos serviços públicos”, destacou.

Segundo Rodolfo Mota, a implantação da tecnologia LED também representa um importante avanço na segurança pública. “Existem estudos que mostram que uma iluminação pública adequada contribui para a redução da criminalidade. Hoje a legislação permite que esses recursos sejam utilizados também em inteligência, inovação e segurança pública. Então, além de iluminar melhor a cidade, vamos poder transformar essa economia em novos investimentos para Apucarana”, reforçou. O prefeito também agradeceu o apoio dos parlamentares na conquista dos recursos e ao governador Ratinho Júnior por garantir a inclusão de Apucarana no programa.

Já o deputado estadual Delegado Jacovós ressaltou os benefícios da modernização da iluminação pública e destacou a articulação para a liberação dos recursos junto ao Governo do Estado. “Eu e o deputado Do Carmo tivemos a oportunidade de acompanhar esse processo dentro da Assembleia Legislativa, especialmente na Comissão de Orçamento, ajudando na viabilização desse investimento para Apucarana. Esse recurso não chega a todos os municípios, e Apucarana foi contemplada pelo trabalho de planejamento e pela busca da administração municipal”, afirmou.

Ao destacar a união de esforços entre Prefeitura e representantes políticos para garantir quase R$ 6 milhões em recursos a fundo perdido, o deputado estadual Do Carmo também enalteceu o trabalho da equipe técnica do Município na elaboração dos projetos. “Muitos municípios recebem recursos, mas não conseguem avançar por falta de planejamento e estrutura técnica. Apucarana tem uma equipe preparada, que faz o dever de casa, e por isso os investimentos estão acontecendo”, disse.

A empresa responsável pela execução é a MS Iluminação e Engenharia Ltda., de Apucarana, que terá prazo de sete meses para concluir os serviços. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), os trabalhos começam já nesta sexta-feira (26/06), pelo Núcleo Habitacional Sanches dos Santos, na região norte da cidade.

O diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista Nilton Fornaciari Júnior, explica que as novas luminárias foram especificadas pensando no futuro tecnológico do município. “Estamos implantando uma estrutura preparada para receber, futuramente, sistemas de telegestão e internet das coisas (IoT), que conecta objetos físicos à internet. Isso permitirá que a iluminação pública esteja conectada, possibilitando o monitoramento dos equipamentos e uma gestão ainda mais eficiente”, explicou.

Ele ressalta que a modernização também proporcionará economia aos cofres públicos. “A projeção é de que a substituição das luminárias gere uma economia anual de pelo menos 19% nos custos de manutenção e consumo da iluminação pública, equivalente a R$ 426 mil. Além disso, o LED proporciona maior durabilidade, melhor qualidade de luz e mais conforto visual para a população”, afirmou Fornaciari Júnior.

O diretor acrescentou que a licitação conduzida pelo Município também prevê a destinação ambientalmente correta das luminárias retiradas. “Para receber a última medição, a empresa contratada deverá apresentar documentação que comprove a destinação adequada desse material”, informou.

Presenças – Participaram da solenidade o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, os vereadores Moisés Tavares e Luciano Facchiano e o representante da empresa contratada, Francisco Martins.

Rede de Farmácias São João moderniza loja e amplia investimentos em Apucarana

A Rede de Farmácias São João iniciou uma nova fase de modernização e expansão das unidades em Apucarana. Nesta quinta-feira (25/06), a empresa inaugurou a ampliação da primeira das seis unidades instaladas no município, localizada na esquina das ruas Nagib Daher e João Cândido Ferreira. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a loja ganhou novos espaços, mais conforto para os clientes e estrutura ampliada de atendimento.

O prefeito Rodolfo Mota – que esteve acompanhado da secretária da Mulher e primeira-dama, Karine Mota – destacou que o investimento demonstra a confiança do setor privado no potencial de crescimento da cidade. “É uma alegria ver a Rede de Farmácias São João expandindo e modernizando suas operações aqui. Isso demonstra que Apucarana está oferecendo as condições necessárias para que as empresas prosperem e gerem empregos”, afirmou o prefeito.

Rodolfo Mota reiterou o objetivo de posicionar Apucarana como protagonista no cenário estadual. “Nossa cidade é a 15ª em tamanho no Paraná e queremos que nossa economia alcance o mesmo patamar. Investimentos como este é o que vai nos impulsionar para recuperar nosso papel de destaque econômico nos próximos anos”, disse.

O prefeito ressaltou que os investimentos da rede serão ampliados em Apucarana, com a previsão de inauguração de uma nova e moderna loja. Rodolfo Mota afirmou ainda que a atual gestão trabalha com o lema “Cuidando das pessoas. Construindo o futuro”, que se alinha ao da rede de farmácias, que é “cuidar da sua saúde é a nossa missão”.

O gerente distrital da “São João”, Rodrigo Ferreira, afirma que a rede se prepara para a continuidade do processo de modernização, com a abertura da sétima unidade em Apucarana, na Avenida Curitiba, próxima ao Palace Hotel. “Vai ser ainda mais moderna do que a loja que reinauguramos”, assegurou, acrescentando que esse é apenas um dos novos investimentos que estão projetados para Apucarana.

Sobre a modernização da unidade reinaugurada, Ferreira informou que a área de atendimento passou de 200 para 260 metros quadrados, permitindo ampliar o número de gôndolas e diversificar o mix de produtos. “Além dos medicamentos, hoje você encontra uma linha completa de conveniência, bazar, linha pet, perfumaria e exames no consultório clínico farmacêutico como testes de Covid e influenza “, enumerou o gerente.  Entre as novidades, também estão a criação de um espaço kids e a ampliação do estacionamento de 15 para 23 vagas, algumas delas cobertas.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Emerson Toledo, afirmou que a atual gestão trabalha para criar um ambiente favorável aos negócios, estimulando novos empreendimentos e a expansão das empresas já instaladas no município. “A cidade vive um novo momento de desenvolvimento e a parceria entre poder público e iniciativa privada é fundamental para impulsionar esse processo”, reiterou.

O superintendente municipal de Desenvolvimento Econômico, Neno Leiroz, enfatizou que a ampliação da unidade representa mais um sinal positivo da confiança dos investidores na cidade. “Quando uma empresa decide reinvestir em uma estrutura já existente, demonstra satisfação com os resultados alcançados e fortalece a geração de emprego e renda”, avaliou.

 

Conferência Municipal de Saúde debaterá propostas para fortalecer o SUS em Apucarana no próximo sábado

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), realiza neste sábado (27/06), das 8 às 18 horas, no auditório do Colégio Estadual Nilo Cairo, a 13ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o evento reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, prestadores de serviços, gestores e representantes de entidades para discutir e aprovar propostas que irão orientar o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a conferência representa um dos mais importantes espaços de participação popular na administração pública. “As decisões tomadas durante a conferência ajudam a definir prioridades e contribuem para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde oferecidos à população. É um momento em que a comunidade participa diretamente da construção das ações que impactam a vida das pessoas. Convidamos todos a exercer esse direito de cidadania e fortalecer o SUS”, afirma.

O secretário municipal de Saúde, médico Guilherme de Paula, explica que o encontro é a etapa principal de um processo participativo iniciado nas pré-conferências realizadas no último dia 11, quando trabalhadores, gestores, prestadores de serviços e usuários apresentaram e debateram propostas para a saúde pública. “Agora essas contribuições serão analisadas e votadas na plenária da conferência, consolidando as diretrizes que irão nortear as ações do setor nos próximos anos”, ressalta.

Entre os principais assuntos da programação estão a discussão e aprovação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho e a eleição de 12 propostas, sendo três de cada eixo temático, que serão encaminhadas à 14ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná. Também serão eleitos os delegados e suplentes do segmento de usuários que representarão Apucarana na etapa estadual. Além disso, haverá a eleição e homologação das entidades, órgãos e instituições que irão compor o Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2027-2030.

A Conferência Municipal de Saúde é a principal instância de decisão sobre as políticas públicas de saúde no município. De caráter deliberativo, reúne representantes da sociedade e do poder público para discutir e aprovar diretrizes e estratégias que irão orientar as ações da saúde nos próximos anos. A Prefeitura de Apucarana reforça o convite para que a população participe e ajude a construir os próximos avanços da saúde pública no município.

Prefeitura disponibiliza serviços de trânsito pela internet e amplia comodidade aos condutores

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran), disponibilizou a partir desta quarta-feira (24/06) o atendimento digital do Departamento de Trânsito. Com isso, os condutores passam a contar com serviços que permitem indicar condutor infrator, protocolar defesa prévia, apresentar recursos de penalidades em primeira e segunda instâncias junto à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) e ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná), além de consultar processos, autos de infração, notificações e editais. O acesso aos serviços é feito por meio de um link disponível no portal oficial da Prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br). Basta clicar no banner “Departamento de Trânsito” para ser direcionado ao sistema. O atendimento presencial continua disponível para quem preferir ou precisar de auxílio.

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a iniciativa representa mais um avanço na modernização da administração municipal e na melhoria dos serviços prestados à população. “Estamos dando mais um passo importante no processo de modernização da administração pública de Apucarana. Com a digitalização dos serviços do Departamento de Trânsito, o cidadão ganha mais comodidade, rapidez e eficiência, podendo resolver suas demandas sem precisar se deslocar ou enfrentar filas. É uma mudança que reduz a burocracia, economiza tempo e facilita a vida das pessoas”, afirma.

O superintendente municipal de Trânsito, Carlos Weyand, explica que a digitalização dos serviços foi viabilizada por meio de convênio firmado com o Governo do Paraná, por intermédio da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), permitindo ao município utilizar o GEPROC (Gestão Eletrônica de Processos), sistema oficial do Detran-PR para tramitação eletrônica de processos administrativos. “Trabalhamos nessa parceria desde o início do mandato. Era uma missão determinada pelo prefeito Rodolfo Mota que agora se torna realidade”, afirma. Segundo ele, todos os serviços do departamento passam a contar com opção de atendimento online, permitindo ao cidadão protocolar e acompanhar processos sem sair de casa, enquanto o atendimento presencial permanece disponível.

Segundo o prefeito Rodolfo Mota, a iniciativa também reforça o compromisso da gestão com uma administração mais eficiente, sustentável e transparente. “Estamos deixando para trás a cultura dos grandes arquivos de papel e adotando processos eletrônicos mais seguros e organizados. Essa parceria permite utilizar a tecnologia para melhorar os serviços públicos, aumentar a eficiência administrativa e oferecer um atendimento de mais qualidade para toda a população”, acrescenta.

O secretário da Segtran, subtenente Almir Antônio de Freitas, destaca que a implantação do novo sistema é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do tempo e reconhece a contribuição do ex-secretário Major Vilson Laurentino da Silva na estruturação do projeto junto aos órgãos parceiros. “Nossa missão é dar continuidade às boas iniciativas e avançar cada vez mais na modernização dos serviços públicos, oferecendo soluções que tragam mais praticidade, agilidade e qualidade de atendimento para a população”, conclui.

Rede municipal de Apucarana concentra quase 20% dos classificados do Paraná em olimpíada nacional de ciência e tecnologia

A rede municipal de ensino de Apucarana conquistou um resultado expressivo na 3ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT). Dos 1.035 estudantes classificados em todo o Paraná para a terceira fase da competição, 205 são alunos das escolas municipais de Apucarana, o equivalente a quase 20% do total estadual. O resultado refere-se à Categoria 1, destinada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O desempenho foi comemorado pelo prefeito Rodolfo Mota, que destacou a qualidade do ensino ofertado pela rede municipal. “Cerca de 19,8% dos classificados do Paraná são de Apucarana, resultado que reflete o compromisso, o esforço e a vontade de aprender de cada aluno, além do trabalho sério e dedicado de toda a equipe da Educação Municipal. A OBICT já é uma referência nacional no incentivo à cultura científica e tecnológica e conta com parceiros de excelência, como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), mostrando a importância dessa conquista para nossos estudantes”, afirmou.

Entre os destaques da classificação estão a Escola Professora Maria Madalena Coco, com 29 alunos classificados, seguida pela Escola Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, com 25 estudantes, e pelas escolas José de Alencar e José Idésio Brianezi, ambas com 24 classificados. Também tiveram desempenho expressivo as escolas Maria Duarte Noli, com 17 alunos, e Monsenhor Arnaldo Beltrami, com 13 estudantes classificados.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, mais do que uma competição, a OBICT contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes e fortalece o ambiente educacional ao estimular a troca de experiências e a descoberta de novos talentos. “Recebemos esse resultado com muita alegria. Parabenizamos e agradecemos aos professores e coordenadores pelo incentivo e acompanhamento em cada etapa, aos diretores e familiares pelo apoio e por valorizarem uma educação voltada para a ciência, a inovação e o conhecimento, além de todas as escolas da rede municipal pela brilhante participação. Temos a certeza de que nossos classificados também terão excelente desempenho na terceira fase”, ressaltou.

Entre os objetivos da OBICT estão despertar o interesse dos jovens pela pesquisa e pelo aprendizado, aproximando as disciplinas curriculares de temas atuais como inteligência artificial, sustentabilidade e inovação. De acordo com a organização, a olimpíada contribui para valorizar a escola como espaço de formação integral e de transformação da cidadania, conectando conhecimento científico, criatividade, cultura geral e aplicação prática, mobilizando estudantes, professores e redes de ensino em todo o país.

Classificados por escola para a 3ª Fase da OBICT

– Albino Biacchi – 7 alunos
– Augusto Weyand – 2 alunos
– Dinarte Pereira de Araújo – 4 alunos
– Dr. Edson Giacomini – 3 alunos
– Dr. Joaquim Vicente de Castro – 6 alunos
– Dr. Osvaldo dos Santos Lima – 3 alunos
– Humberto de Alencar Castelo Branco – 7 alunos
– João Antônio Braga Cortes – 9 alunos
– João Batista – 1 aluno
– José de Alencar – 24 alunos
– José Idesio Brianezi – 24 alunos
– Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira – 25 alunos
– Karel Kober – 1 aluno
– Mateus Leme – 6 alunos
– Monsenhor Arnaldo Beltrami – 13 alunos
– Plácido de Castro – 7 alunos
– Presidente Médici – 7 alunos
– Prof. Durval Pinto – 6 alunos
– Profª Maria Duarte Noli – 17 alunos
– Profª. Maria Madalena Coco – 29 alunos
– Profª. Marta Pereira da Silva – 1 aluno
– Senador Marcos de Barros Freire – 1 aluno
– Vereador José Ramos de Oliveira – 2 alunos

Total de classificados para a 3ª Fase: 205 estudantes

Prefeitura e Sebrae iniciam projeto para conquistar Indicação Geográfica do Boné de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana, em parceria com o Sebrae Paraná e empresários do setor, deu início nesta quarta-feira (24/06) aos trabalhos para conquistar a Indicação Geográfica (IG) do Boné de Apucarana. A primeira reunião do projeto marcou o começo de uma estratégia que busca reconhecer oficialmente a origem, a tradição e a qualidade dos bonés produzidos no município, agregando valor ao principal símbolo da economia local e fortalecendo a cidade como Capital Nacional do Boné.

Para viabilizar a iniciativa, a Prefeitura de Apucarana contratou o Sebrae para conduzir todo o processo técnico, com investimento de R$ 55 mil. A ação busca garantir o reconhecimento da origem, da tradição e da qualidade dos bonés produzidos no município, criando um diferencial competitivo para as indústrias locais e ampliando oportunidades de mercado no Brasil e no exterior. O prefeito Rodolfo Mota destacou que a Indicação Geográfica representa um investimento no futuro da cidade. “Estamos valorizando um patrimônio construído por gerações de empreendedores e trabalhadores. A IG vai fortalecer nossa indústria, gerar mais oportunidades e consolidar Apucarana como referência nacional e internacional na produção de bonés”, afirmou.

O secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Emerson Toledo, ressaltou que o projeto é resultado da união entre o poder público e a iniciativa privada. “Esse é um passo histórico para Apucarana. A Indicação Geográfica vai agregar valor ao nosso principal produto, fortalecer a marca da cidade e ampliar a competitividade das nossas empresas. É um investimento que gera desenvolvimento, renda e novas oportunidades”, destacou.

O superintendente de Desenvolvimento Econômico, Neno Leiroz, enfatizou que a participação dos empresários será decisiva para o sucesso da iniciativa. “A IG é construída de forma coletiva. O envolvimento das empresas beneficiará toda a cadeia produtiva e reforçará a identidade de Apucarana como Capital Nacional do Boné”, afirmou.

O consultor do Sebrae em Apucarana, Tiago Cunha, explicou que esta foi a primeira reunião oficial do projeto com os empresários. Segundo ele, o encontro apresentou o conceito de Indicação Geográfica, o histórico desse reconhecimento no Paraná e no Brasil e detalhou as etapas que serão desenvolvidas ao longo do ano. A expectativa é que o pedido de registro seja protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) até o final de novembro.

A consultora credenciada do Sebrae Paraná, Andréia Claudino, responsável pela condução técnica do processo, destacou que Apucarana reúne todos os requisitos para buscar a Indicação Geográfica do Boné. De acordo com ela, a tradição da indústria local, a ampla documentação histórica e o reconhecimento nacional conquistado pelo setor formam uma base sólida para a obtenção do registro.

Conquista permanente fortalece a economia local

A coordenadora estadual de Indicações Geográficas do Sebrae Paraná, Maria Isabel Guimarães, explicou que o registro possui caráter permanente e protege a reputação construída por Apucarana, impedindo que outras regiões utilizem indevidamente a fama e a qualidade associadas aos bonés produzidos no município. Além disso, o reconhecimento tende a impulsionar o turismo de negócios e de experiência, atraindo visitantes interessados em conhecer a cadeia produtiva local e gerando reflexos positivos para o comércio, a hotelaria e diversos segmentos da economia.

A reunião desta quarta-feira teve ainda um significado simbólico. Enquanto empresários do setor de bonés iniciavam os trabalhos da futura IG, outra sala do Sebrae sediava o encontro da governança da Indicação Geográfica do Café Serra de Apucarana, coordenado pelo secretário municipal de Agricultura, Wendel Metta. O café produzido na serra já possui registro concedido pelo INPI e começa a chancelar seus primeiros produtores.

Com isso, Apucarana avança para se consolidar como um território com duas Indicações Geográficas ativas, reunindo a tradição cafeeira da serra e a força da indústria do boné. “Isso torna a região ainda mais conhecida. As pessoas vêm para conhecer os cafés, podem visitar a indústria dos bonés e toda a economia local se beneficia desse ciclo virtuoso”, projetou Maria Isabel, acrescentando que a valorização dos produtos também permite que consumidores locais tenham acesso a itens de qualidade superior, fortalecendo um ambiente de reconhecimento, consumo consciente e desenvolvimento regional.