Apucaranenses disputam o Estadual de Atletismo Adulto em Foz do Iguaçu

A equipe da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana vai participar neste final de semana (11 e 12/05), no Complexo Esportivo Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu (Oeste do Estado), da 68ª edição do Campeonato Paranaense Loterias Caixa de Atletismo Adulto. A competição terá a presença de atletas de 15 municípios do Estado.

Segundo o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes, a delegação apucaranense viajará nesta sexta-feira para Foz do Iguaçu com oito atletas, sendo seis na categoria masculina e duas na feminina. “Vamos para o Campeonato Paranaense com uma equipe bastante jovem e acreditando na conquista de bons resultados nas diversas provas que serão realizadas. A equipe está confiante, bem treinada e tem o total apoio do prefeito Junior da Femac”, destaca Tom Barros.

Na categoria masculina competirão os apucaranenses Edson Aparecido Emídio, Arthur Kulibaba Pereira, Guilherme Paschoal, José Vitor Ribeiro, Pedro Henrich Machado de Oliveira e Samuel da Silva Biz. As jovens Madelaine Gomes da Silva e Gabrielly Eduarda dos Santos de Souza representam Apucarana no feminino.

Edson Emídio, que é o atleta mais experiente de Apucarana no Estadual em Foz do Iguaçu, disputará as provas de 5 e de 10 quilômetros. Recentemente ele venceu a Prova GO3 realizada em Londrina e obteve a terceira posição na classificação geral na 22ª edição da Prova Pedestre Adriana de Souza em Ibiporã. As duas corridas com percurso de 10 quilômetros.

Os outros apucaranenses na categoria masculina disputarão as seguintes provas: Arthur (100m, 200m, 400m e revezamento misto); Guilherme (100m e 200m); José Vitor (3.000m com obstáculos, 5 quilômetros e revezamento misto); Pedro Henrich (salto em distância, salto em altura e revezamento misto) e Samuel (3.000m com obstáculos e 5 quilômetros).

Pela categoria feminina, Madelaine, que tem 15 anos, participará das provas de salto em altura, salto em distância e revezamento misto. No salto em altura, ela ocupa o segundo lugar no ranking sul-americano sub-18 com a marca de 1,64m. Já Gabrielly, 15, competirá nas provas de 800m, 1.500m e revezamento misto.

Depois da competição em Foz do Iguaçu, as duas atletas defenderão a Seleção Paranaense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), categoria sub-18, de 17 a 25 de maio em Aracaju-SE. Madelaine estuda no Colégio Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado e Gabrielly é aluna no Colégio Alberto Santos Dumont.

A competição neste final de semana terá a presença de atletas de Foz do Iguaçu, Apucarana, Arapongas, Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Campo Mourão, Paranavaí, Cornélio Procópio, Ibiporã, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Colombo e Pinhais.

 

Justiça no Bairro confecciona carteiras de identidade para estudantes

O Programa Justiça no Bairro ofertará concomitantemente mais de 40 serviços a partir desta quinta-feira, mas um deles já começou a ser disponibilizado hoje (08/05). Trata-se da confecção gratuita da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está atendendo crianças das escolas municipais que fizeram o agendamento prévio. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Apucarana, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

O prefeito Junior da Femac acompanhou a abertura das atividades, que acontecem no ginásio do Complexo Esportivo José Antonio Basso (Lagoão). “Mais de 200 crianças da nossa educação municipal deverão fazer a carteira de identidade somente nesta quarta-feira. As escolas fizeram um levantamento junto aos alunos, pegaram a autorização dos pais e fizeram o agendamento prévio”, explica Junior da Femac.

O serviço é ofertado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), que está presente no “Lagoão” com uma equipe formada por 10 policiais papiloscopistas. “A nova carteira de identidade  possui número único nacional, que é o número do CPF. A maior parte das crianças já tem o CPF, mas para quem ainda não tem vamos gerar o documento através do sistema da Receita Federal”, afirma Jean Carlos Vilela, policial papiloscopista da PCPR.

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados. Além disso, o CIN tem uma área específica chamada de Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. “Após o trabalho de coletada das impressões digitais, foto e dos dados da certidão de nascimento, o documento físico poderá ser retirado pelos pais dentro de 20 a 30 dias no Instituto de Identificação de Apucarana”, informa Vilela, acrescentando que a nova Carteira de Identidade Nacional também é digital e ficará disponível no aplicativo GOV.BR.

ESCOLAS MOBILIZADAS – No início da manhã, alunos das escolas municipais José de Alencar,  Professor Idalice Moreira Prates e Albino Biacchi estiveram no Lagoão para a confecção dos documentos. De um universo de 105 alunos do 4º e 5 anos da Escola Municipal José de Alencar, da Vila Reis, 38 ainda não possuíam o documento. “Fizemos uma pesquisa através da ferramenta Google Forms e também com o envio de bilhete aos pais”, conta  Lucineide Valverde Gastar, diretora da escola.

Conforme Valverde, a maioria das crianças atualmente já possui CPF. “Isso porque notamos que desde 2015 o CPF passou a ser emitido diretamente na certidão de nascimento, no ato de registro do recém-nascido”, observa.  

Outra escola que levou os alunos até o Lagoão foi a Professor Idalice Moreira Prates, situada no Parque Bela Vista. “Vieram 30 alunos da escola. Esse serviço é muito importante, pois o Parque Bela Vista é um bairro carente e o Justiça no Bairro está viabilizando isso para os estudantes”, frisa Gracy Kelly Alves Canesin, diretora da escola.

POLÍCIA JUDICIÁRIA – Além da carteira de identidade, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) estará participando do Justiça no Bairro com diversos outros serviços. A PCPR disponibilizará registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais, além de orientações sobre crimes. Também serão confeccionadas Carteiras de Identidade Nacional para quem fez o agendamento prévio. Haverá ainda atividades lúdicas com crianças, demonstração de perícia papiloscópica e orientações para que a população conheça mais o trabalho da instituição.

 

 

Escola de Pais debate a construção de Plano Municipal pela Primeira Infância

A Autarquia Municipal de Educação realizou, na noite de ontem (7/5), no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo, a décima edição da Escola de Pais de Apucarana. Na ocasião, o Professor Dr. César Nunes e a Professora Dra. Maria Cristiani Gonçalves, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conversaram com as famílias dos estudantes sobre a importância da participação delas no processo de elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI).

“O PMPI é um documento que possibilitará ao nosso município fazer investimentos voltados às crianças, desde o ventre materno até os seis anos, de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos. Assim como aconteceu com o Referencial Curricular da Rede Municipal e o Plano Municipal de Educação, nós queremos ouvir as famílias, as crianças e toda a sociedade no processo de construção desse Plano Municipal pela Primeira Infância”, afirmou a secretária de educação, Professora Marli Fernandes.

Além do debate durante a Escola de Pais, as famílias apucaranenses estão contribuindo para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância por meio do preenchimento de um formulário, disponibilizado pela Autarquia de Educação no link: https://abre.ai/pmpiapucarana

“A participação dos pais e mães neste momento é fundamental para que o PMPI possa refletir de forma fidedigna os anseios da comunidade e estabelecer metas e estratégias objetivas para a defesa e a garantia dos direitos dos pequenos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal Brasileira,” acrescentou o Prefeito Junior da Femac.

O Professor Dr. César Nunes destacou o pioneirismo do município de Apucarana. “Como docente da Unicamp, eu costumo viajar por todo o país, orientando os gestores sobre a correta aplicação da legislação brasileira no âmbito da educação. Eu queria dizer a vocês que Apucarana sempre aparece como uma das cidades que se destacam na liderança de projetos e, recentemente, até ganhou um prêmio internacional por implantar a disciplina de Libras nas suas escolas. O Brasil possui 5.570 municípios. Destes, apenas 30% têm currículo próprio. Apucarana foi uma das primeiras cidades a construir seu currículo e, agora, sai na frente novamente com a elaboração do PMPI,” disse.

“A educação não transforma o mundo. Ela transforma pessoas e estas transformam o mundo. Mas essa educação transformadora não é desenvolvida apenas nas escolas. As famílias e a sociedade também são fundamentais no processo de formação das crianças. Parabéns à Prefeitura de Apucarana por propor uma construção democrática e colaborativa do Plano Municipal pela Primeira Infância. Isso é um ato de coragem que não é comum historicamente. Meus sinceros cumprimentos também às famílias que se prontificaram a participar do processo,” elogiou a Professora Dra. Maria Cristiani Gonçalves.

O Plano Municipal pela Primeira Infância de Apucarana terá um período de vigência de dez anos.

Prefeitura inicia implantação de pista de caminhada para famílias do Pirapó

Famílias do distrito de Pirapó vão dispor, num prazo de aproximadamente 30 dias, de uma pista de caminhada, com base de concreto alisado e iluminada. O anúncio foi feito nesta terça-feira (07/05) pelo prefeito Junior da Femac, informando que a obra começou na segunda-feira (6), num trecho de quase um quilômetro, na estrada Erwin Schindler, que liga Pirapó a Caixa de São Pedro.

A pista de caminhada era uma reivindicação feita há algum tempo por Marcos Roberto Carvalho de Melo, uma liderança comunitária do Pirapó. “O Marcos insistiu muito sobre a necessidade desta pista de caminhada e agora começamos a executar a obra, que deve atender um número expressivo de famílias do distrito”, afirma Junior da Femac.

O prefeito acrescenta ainda que Apucarana já dispõe de outras pistas de caminhada nos parques Biguaçu e Jaboti, além da Praça 28 de Janeiro e que, agora, chegou a vez da comunidade do Pirapó também ganhar a sua pista de caminhada.

Marcos Melo explica que um grande número de pessoas, principalmente mulheres e crianças utilizam a lateral da estrada entre Pirapó e Caixa de São Pedro, para fazer caminhadas. “Trata-se de uma atividade saudável, mas nestas condições essas pessoas ficam expostas a riscos de acidentes, dividindo a estrada com veículos, já que não existe acostamento nesta via”, argumenta Marcos.

O engenheiro Hellingtonn Gomes Martins, o “Tom”, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos, informa que a pista terá um metro e meio de largura, numa extensão de quase um quilômetro, na margem direita da estrada, entre o Pirapó e a Associação dos Motoristas. j

Tom diz que a primeira etapa é de terraplanagem em todo o trecho e, em seguida, aplicação de uma camada de concreto alisado. “Também está prevista a iluminação da pista de caminhada, para garantir mais segurança aos usuários”, revela o engenheiro, anunciando que “o prazo de execução é de cerca de 30 dias, com tempo bom”.

Central da Dengue do Lagoão fecha durante o “Justiça no Bairro”

Para dar lugar às atividades do Programa Justiça no Bairro, a Central de Atendimento da Dengue, no Ginásio Lagoão, vai fechar às 18 horas desta quarta-feira (8) e só retoma os serviços na segunda-feira, no horário normal, de 8 horas às 22 horas.

Para suprir a demanda desses quatro dias sem atendimento no Lagoão, duas Unidades Básicas de Saúde irão se tornar ponto de referência para aquelas pessoas que apresentarem sintomas da dengue, no horário de 8 horas às 22 horas. São as UBSs Raul Castilho, no Núcleo João Paulo, e Takaiti Miyadi, no Núcleo Dom Romeu.

A Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, do Jardim América, que se tornou ponto de referência em casos desde o início da epidemia no município também segue com o atendimento de 8 horas às 22 horas, bem como a UPA 24 horas.

Lagoão recebe estrutura para o “Justiça no Bairro”

Servidores das diversas secretarias municipais, colaboradores de instituições e entidades parcerias do evento deram início nesta terça-feira (07/05) à montagem da estrutura necessária para a realização de mais uma edição do Programa Justiça no Bairro, que acontece de quinta-feira a sábado (09 a 11/05), no ginásio do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão).

Na parte da manhã, o trabalho envolveu a definição dos espaços, mesas e guichês de atendimento. Já a parte da tarde, eletricistas e técnicos em informática atuaram na montagem da rede de internet, cabeamento de energia elétrica e iluminação. O coordenador-local do “Justiça no Bairro” e assessor Jurídico Especial da Procuradoria-Geral do Município, Dr. Danylo Acioli, destaca que o programa é uma iniciativa de responsabilidade social do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com a Prefeitura de Apucarana e Sesc Paraná. “Serão mais de 40 serviços sendo oferecidos em um só lugar. Uma oportunidade do cidadão resolver várias pendências de forma ágil e facilitada, seja com a prefeitura ou com a Justiça Estadual”, pontua Acioli, destacando que todos os serviços disponibilizados são gratuitos, com exceção do exame de DNA, cujo valor é informado e acertado diretamente com o profissional do laboratório. “O programa busca a resolução consensual dos conflitos, garantindo a efetivação dos direitos das pessoas mais vulneráveis e promovendo a igualdade de acesso à Justiça”, completa Acioli.

O prefeito Júnior da Femac salienta que entre os serviços municipais ofertados no evento vão estar os da Secretaria de Fazenda. “Durante o mutirão poderão ser parcelados ou reparcelados débitos municipais, entre eles o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas municipais como coleta de lixo, vigilância sanitária, alvarás (Licença de Verificação de Localização e Funcionamento)”, informa o prefeito. Poderão ser renegociados ainda débitos do Imposto sobre Serviços (ISS) e Simples Nacional, desde que sejam vencidos anteriores ao ano do exercício (2024), incluindo ajuizados (com processo judicial em andamento) e débitos não ajuizados inscritos na Dívida Ativa.  A lista de documentos necessários está disponível no site da prefeitura ou podem ser obtidos através do telefone 3422-4000.

Além de renegociação de débitos municipais, no “Justiça no Bairro” o cidadão poderá resolver uma série de outras questões com o poder público municipal e Poder Judiciário. Durante os três dias serão disponibilizados de forma gratuita cerca de 40 serviços. “Um grande mutirão de cidadania e responsabilidade social, encabeçado pela primeira vice-presidente do TJ-PR, desembargadora Joeci Machado Camargo, que aproxima os serviços da Justiça e da Prefeitura do cidadão”, complementa o prefeito Júnior da Femac, citando como outros exemplos de serviços disponíveis o cadastramento para vagas de emprego e cursos de capacitação, obtenção de informações sobre linhas de microcrédito, confecção de carteirinhas de idoso ou do autista para o transporte coletivo, atualização cadastro único do Governo Federal, cadastro para castração de animais (cães e gatos), atualização vacinal, triagem dermatológica, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações de enfrentamento à violência contra a mulher, inscrição para escolinhas esportivas e culturais, entre outros. A lista completa da feira de serviços do programa está disponível no portal da prefeitura na internet, no endereço https://www.apucarana.pr.gov.br.

Outro destaque será a realização do casamento civil coletivo, que será realizado às 16 horas de sábado (11/05), no Centro Cultural Fênix, onde mais de 100 casais irão firmar oficialmente a união em solenidade conduzida pela 1ª vice-presidente do TJ-PR, desembargadora Joeci Machado Camargo.

SERVIÇOS OFERTADOS (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná)

– casamento civil coletivo
– pensão alimentícia
– conversão de separação judicial em divórcio
– guarda de criança ou adolescente
– reconhecimento de paternidade/maternidade
– tutela (medida de proteção mediante nomeação de um tutor ou tutora)
– união estável
– regulamentação de visitas (entre pais, filhos e avós)
– alvará judicial decorrente de falecimento
– curatela (nomeação de uma pessoa para cuidar dos interesses de outra considerada incapaz)
– perícias médicas (seguro DPVAT, indenizações cíveis em geral e previdenciárias)
– substituição de curador
– lavratura de óbito tardio
– restauração, retificação ou alteração de registro civil

Convênio com a FIEP garante cessão do campo de futebol do SESI à prefeitura

Mediante convênio firmado entre a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Esportes, o campo de futebol do Serviço Social da Indústria (SESI) está sendo cedido ao Município.
A praça esportiva foi repassada ao Município em regime de comodato e será utilizada para competições, treinamentos e o desenvolvimento de escolinhas de base.

A conquista foi anunciada nesta terça-feira (07) pelo prefeito Junior da Femac. A cessão do campo de futebol e todas as instalações agregadas foram viabilizadas por meio de convênio com o Sistema FIEP. O documento foi assinado pelo prefeito Junior da Femac e o presidente da FIEP, Edson Vasconcelos.

O prefeito salienta que, além do campo de futebol, o espaço esportivo conta ainda com arquibancada coberta, vestiários e banheiros. “Com este convênio, Apucarana ganha um espaço bem localizado e com ótima infra-estrutura para competições, treinamentos e escolinhas”, reitera Junior da Femac, comemorando a conquista.

Participaram desta conquista para Apucarana a vice-presidente da Fiep e primeira-dama, Carmen Lúcia Izquierdo Martins; a diretora da Fiep e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Elizabete Ardigo; o conselheiro da Fiep, José Carlos Bittencourt; o secretário municipal de Esportes,Tom Barros; e Daniele Araujo, coordenador do Sesi Apucarana.

Apucarana realiza conferência com professores para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância

A Autarquia Municipal de Educação realizou, na noite de ontem (6/5), no Cine Teatro Fênix, uma conferência com os professores e gestores dos 24 CMEIs e 36 Escolas da sua rede, que atuam na etapa da Educação Infantil, para discutir a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) em Apucarana.

O PMPI é um instrumento político e técnico que possibilitará ao município fazer investimentos voltados à primeira infância, ou seja, às crianças a partir do ventre materno até os seis anos, de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos.

O prefeito Junior da Femac frisou que a primeira infância é uma fase crucial para o desenvolvimento do ser humano. “Durante esse período, as crianças passam por um aprendizado intenso, absorvem informações sobre o mundo ao seu redor e constroem as bases para a sua saúde, física, cognitiva, emocional e social. Nos primeiros seis anos, o cérebro dos seres humanos cresce e se desenvolve mais rápido do que em qualquer outra fase, o que significa que as experiências vivenciadas neste período têm impacto duradouro na vida dos indivíduos. Por isso, a importância do Plano Municipal pela Primeira Infância,” disse.

“A construção do PMPI é uma recomendação do Marco Legal pela Primeira Infância, disposto na Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016. Em Apucarana, o documento está sendo elaborado de forma intersetorial e democrática, envolvendo as mais diversas instâncias de governo e segmentos da sociedade civil, na perspectiva de reafirmar o compromisso de todos com a defesa e a garantia dos direitos das crianças, conforme o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal Brasileira, assegurando-lhes prioridade absoluta no atendimento às suas necessidades,” acrescentou a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.

Além dos professores e gestores dos 24 CMEIs e 36 Escolas Municipais de Apucarana, diversos membros do Comitê Intersetorial para a Elaboração do PMPI participaram da conferência de ontem (6/5) no Cine Teatro Fênix: Viviane Daroda (Idepplan), Ana Karine Vieira (AMS), Giorgia Eugênio da Silva (Assistência Social), José Marcelino da Silva (Esporte), Marcos Eduardo Bruce (Serviços Públicos), Sérgio Bobig (Meio Ambiente), Camila Matsuoka (Obras), Rafael Yoshimura e Daniele Franco (Agricultura) e Débora Figueiredo Dias (CMDCA).

Estiveram presentes ainda o conselheiro tutelar Fábio Lucas de Barros, o conselheiro municipal da Assistência Social, Maicon Leandro da Silva Almeida, a conselheira do Fundeb, Carolina Rodrigues da Silva, as técnicas do Núcleo Regional de Educação (NRE), Neuceli Gonçalves e Alessandra Gomes, o comandante da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Donizete de Andrade, e o secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto.

A Câmara Municipal de Apucarana foi representada pelos vereadores Rodrigo Liévore (Recife) e Jossuela Pirelli. “Debater a elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância é o mesmo que discutir o futuro de Apucarana. Esse é um tema muito importante, por isso faço questão de acompanhar,” afirmou o vereador Recife.

“Existe um provérbio africano que diz que é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Neste sentido, defender os direitos dos nossos meninos e meninas na primeira infância é dever de todos: dos pais, da Autarquia de Educação, das demais secretarias municipais, do legislativo, da macrorrede e da sociedade civil,” acrescentou a vereadora Jossuela.

Durante a conferência, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “A Educação Infantil e a Primeira Infância: o que o município pode fazer para garantir os direitos das crianças e de suas famílias,” ministrada pelo Professor Doutor César Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Professora Pós-doutora Ordália Alves de Almeida, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Times de futebol de Apucarana fazem jogos decisivos no Paraná Bom de Bola

Os times de futebol de Apucarana nas categorias sub-16 e sub-20 jogarão pelas semifinais no próximo sábado (11/05) na 4ª edição da fase regional do Paraná Bom de Bola, com as partidas ocorrendo no Estádio Municipal Valdomiro Ferreira, em Miraselva (Norte do Estado). A competição abriu o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES).

Às 13h30, pela categoria sub-16, Apucarana joga contra Guaraci. Em seguida, às 15h30, duelam Apucarana e Londrina na categoria sub-20. Também no sábado pelas semifinais da competição, no Estádio João Dias dos Reis, em Florestópolis, às 13h30, jogam Alvorada do Sul e Cambé na categoria sub-16 e às 15h30, Florestópolis recebe Cambé na categoria sub-20.

“As nossas equipes realizaram boas campanhas na fase de classificação da regional e agora lutarão em busca das vagas na macrorregional, com os times contando com o incentivo do prefeito Junior da Femac”, destaca o professor Tom Barros, secretário municipal de Esportes de Apucarana.

Os vencedores nas semifinais nas duas categorias disputam os títulos no próximo domingo (12/05), em locais e horários que serão definidos pela Secretaria do Esporte (SEES). Apenas os campeões de cada categoria garantem vagas para a macrorregional que será realizada de 25 a 28 de julho em Cornélio Procópio.

Na fase de classificação da fase regional do Paraná Bom de Bola, a equipe sub-16 de Apucarana obteve a primeira posição do grupo “C”, com 8 pontos. Na estreia, Apucarana empatou com Pitangueiras por dois gols, vencendo na disputa por pênaltis por 4 a 2. Depois os apucaranenses golearam a agremiação de Tamarana por 9 a 0 e no fechamento da fase de classificação o time derrotou Centenário do Sul pelo placar de 4 a 1.

O time sub-20 de Apucarana ficou na segunda colocação na fase de classificação do grupo “A”, com 6 pontos. Na abertura da categoria, a equipe ganhou de Tamarana por 4 a 2. Na sequência, Apucarana venceu Centenário do Sul por 1 a 0 e depois foi derrotado pelo time de Florestópolis por 4 a 0.

Definidos os classificados da fase regional, a competição continua entre 25 e 28 de julho, com a macrorregional, que será sediada por quatro municípios: Guarapuava, Cornélio Procópio, Paraíso do Norte e Capanema. As finais estão agendadas para duas datas, de 12 a 15 e 27 a 29 de setembro, em Arapongas.

 

Integrantes do “Hortas Solidárias” participam da Tarde de Campo sobre produção orgânica

Cerca de 30 apucaranenses do Programa Municipal de Hortas Solidárias, mais 10 feirantes do Programa Municipal de Economia Solidária participaram hoje, na localidade rural de São Pedro do Taquara, da “Tarde de Campo” Olericultura Orgânica promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural-Paraná (IDR-PR). O evento aconteceu na Chácara São José, uma referência na produção de tomates cereja orgânico.

Os proprietários da Cháraca São José, os produtores rurais e integrantes do Programa de Economia Solidária, Odete e  José Silva, foram vencedores do Prêmio Orgulho da Terra 2023, na categoria agricultura orgânica, com a produção de tomate cereja.

A Tarde de Campo teve cerca de 150 participantes, a grande parte formada por proprietários rurais de Apucarana e mais 24 municípios da região. “Garantimos a participação de 30 pessoas das hortas solidárias e de feirantes da Economia Solidária que vieram em busca de aprimorar conhecimentos na produção orgânica”, afirma a coordenadora das feiras municipais, Eliana Rocha.

Destacando a importância e abrangência do Programa Municipal de Economia Solidária, que já conta com mais de 1,5 mil mulheres capacitadas, a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, parabenizou Odete Silva em nome do prefeito Junior da Femac, que estava cumprindo agenda em Curitiba. “Transmitindo as palavras do nosso prefeito, a senhora é um orgulho para Apucarana e está fazendo história e servindo de inspiração para muitas pessoas”, disse Denise.

De acordo com o gerente regional do IDR-PR, Paulo Eduardo Sípoli Pereira, o objetivo da Tarde de Campo é disseminar informações técnicas aos produtores, com temas atuais na Oleicultura Orgânica, abrangendo tecnologia, manejo e tratos culturais. “Foi preparada uma programação técnica, a partir de uma experiência bem sucedida nesta propriedade. É um compromisso do Governo do Estado trabalhar na produção orgânica, gerando renda e produzindo alimento seguro respeitando a certificação orgânica”, afirma Paulo Pereira.

Antecedido por orientações técnicas, os participantes percorreram várias estufas do plantio de tomate cereja, em diferentes estágios da produção. O evento ainda foi marcado pela inauguração da Agroindústria Familiar de Vegetais Minimamente Processados da Chácara São José.

Também participaram da Tarde de Campo, alunos dos 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Padre Antonio Vieira, do distrito de Correia de Freitas.

PRÊMIO ORGULHO DA TERRA

O Prêmio Orgulho da Terra, que é uma iniciativa do Grupo Ric em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), premiou 20 produtores rurais e técnicos agrícolas que se destacaram em 2023 em virtude de práticas inovadoras.