Com plateia cheia, o Circuito Cultural SESI, do Sistema Fiep e Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) promoveram nesta quinta-feira (18/05), no Cine Teatro Fênix, a espetáculo teatral “Vidas Secas”, que trouxe uma livre adaptação da obra de Graciliano Ramos. Com direção da italiana Giorgia Goldoni e do paulista Leonardo Garcia Gonçalves, a montagem é da companhia ítalo-brasileira Caravan Maschera. “O prefeito Beto Preto é um grande incentivador da popularização da cultura e ficamos muito lisonjeados em poder estabelecer esta parceria com o Circuito Cultural SESI, proporcionando ao nosso público um espetáculo tão belo como este”, pontuou professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da Promatur.
A adaptação trabalhou a obra literária por meio de bonecos, máscaras e pouco diálogo. “O espetáculo não pretende “ilustrar” a temática da clássica obra de Graciliano Ramos, e sim estabelecer um diálogo entre a interpretação subjetiva do público e os sentimentos e sensações que o livro passa”, explica a secretária. Neste ano, “Vidas Secas” comemora 80 anos de existência e está entre as obras literárias para os vestibulares de 2018.
Pela primeira vez no Paraná, além de Apucarana outras 13 cidades estão tendo a oportunidade de receber o espetáculo. “O projeto da companhia foi selecionado por meio de edital para integrar o Circuito Cultural do Sesi/PR, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, com foco na difusão de espetáculos de artes cênicas e música. Além de “Vidas Secas”, outros seis trabalhos foram elegidos e serão divulgados ao longo do ano, no mesmo formato de circulação”, conta Orisvaldo César, diretor Artístico e de Projetos da Promatur.
A agenda de eventos do Cine Teatro Fênix pode ser consultada pela rede social, no endereço https://www.facebook.com/cineteatrofenixapucarana, ou pelo telefone 3423-2944.