O filme “O preço da paz”, com grande elenco Lima Duarte, Herson Capri, Giulia Gam, José de Abreu, Camila Pitanga e Danton Mello, direção de Paulo Morelli e roteiro de Walter Negrão, ganhará as telas do Cine Teatro Fênix nesta próxima quinta e sexta-feira (24 e 25/05), com sessões matinais gratuitas às 9 horas.
A classificação é de 14 anos e a promoção é da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana, dentro do festival que vem levando ao público obras marcantes do cinema brasileiro. “Este é um projeto sonhado há muito tempo pelo prefeito Beto Preto e que conseguimos viabilizar este ano, disponibilizando gratuitamente ao público obras que dificilmente são veiculadas na rede particular de cinemas”, assinala professor Maria Agar Borba Ferreira, secretária da Promatur. Ela frisa que “O preço da Paz” é um filme indispensável para quem quer conhecer a realidade histórica do Brasil.
O roteiro baseou-se no livro “A última viagem do Barão de Serro Azul, de Túlio Vargas, e retrata um momento crucial da história do Brasil, a Revolução Federalista, e evidencia a determinação dos revoltosos gaúchos que ficaram conhecidos ao longo do tempo como “Maragatos”. A história se passa no final do século XIX, quando um golpe do Presidente Floriano fecha e, logo em seguida, reabre o Congresso Nacional para colocar “à mesa” de decisões um grupo de correligionários que rezavam pela sua cartilha.
No sul do país, inconformados, os idealistas Maragatos se insurgem e avançam para o Rio de Janeiro. O intuito: juntar-se às tropas do Almirante Saldanha para, juntos, deporem o presidente. Nesse avanço, os revoltosos vão se defrontando em sangrentas batalhas com os Pica-paus, como eram chamados os soldados florianistas. Ultrapassadas as fronteiras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as forças populares gaúchas chegam ao Paraná e se aproximam da capital Curitiba.