Em alusão ao Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a prefeitura de Apucarana através da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, realizou, uma blitz educativa seguida de uma caminhada pelas ruas centrais.  As ações foram realizadas na tarde desta sexta-feira (18), e teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para que este mal seja combatido.
A blitz educativa foi realizada no módulo policial da Praça Rui Barbosa, e contou com o apoio da policia militar. Servidoras da Secretaria de Assistência Social, e adolescentes do projeto Pré-Aprendiz distribuíram panfletos educativos que constam os telefones que a população pode usar para denunciar, caso vejam alguma situação de violência aos direitos das crianças e adolescentes.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, explica que o objetivo da atividade é de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de proteção das crianças e adolescentes frente à violência sexual. “O mês de maio simboliza a luta contínua contra essa violação dos direitos sexuais. Ações como essa tem o propósito de mobilizar e conscientizar não somente os nossos alunos, mas a comunidade em geral, mostrando a importância de combater essa realidade”, ressalta.
Para a delegada da Mulher, Luana Lopes, que também participou das ações, a internet carrega um perigo para a segurança de crianças e adolescentes, dependendo da forma que é usada. Para que perigos sejam evitados, Luana alertou que os pais precisam ter controle e fiscalizar o que os filhos acessam na internet.
“É importante que os pais ou responsáveis legais fiquem atentos aos seus filhos. Não só com as crianças, mas com os adolescentes também. Infelizmente hoje em virtude da internet, nos temos maior facilidade do cometimento desses delitos através dos computadores, celulares, aplicativos como facebook e whatsapp. Ficar atentos à mudança de comportamento, porque as crianças vão demonstrar que alguma coisa de errado está acontecendo”, destacou.
Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Publicações Recomendadas