A Prefeitura de Apucarana está fazendo a pavimentação da via marginal da Avenida Zilda Seixas Amaral, no Parque Industrial Norte. O trecho de cerca de 700 metros lineares fica nas proximidades da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar). Além de melhorar o acesso a empresas instaladas no local, benfeitoria vai facilitar o deslocamento de estudantes.
De acordo com o prefeito de Apucarana, Beto Preto, a obra é uma reivindicação de empresários e especialmente de estudantes da Facnopar. “A pavimentação desta marginal permitirá o acesso do Parque Industrial Norte à região leste da cidade, através da Rua Alumínio, sem a necessidade de fazer o retorno pela Avenida Zilda Seixas Amaral”, explica Beto Preto.
A obra beneficiará diretamente quem mora na região leste e representará uma saída mais tranqüila, após o término das aulas, uma vez que a manobra de retorno neste horário é considerada muito perigosa pelos estudantes.
Segundo o engenheiro Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, o trecho pavimentado vai desde a Rua Petróleo até a empresa Grafinorte. “O investimento é de R$ 263 mil. Nesta semana, já foi colocada a capa asfáltica, que consiste numa camada de três centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)”, explica o secretário, informando ainda que os serviços estão sendo executados pela Romo Pavimentadora Ltda, vencedora do processo licitatório.
Diogo Rank, gerente da Rank Pneus, afirma que a empresa está há 30 anos instalada no local. “Fomos um dos primeiros a nos instalar aqui. Com o tempo foram surgindo novas empresas e o trânsito de veículos e de caminhões aumentou bastante. Com isso, iniciamos a reivindicação pelo asfalto, que é um pedido que vínhamos fazendo há pelo menos 20 anos”, conta Diogo.
Segundo ele, devido ao tráfego de veículos pesado, a rua de terra tinha muitos buracos, onde em dias de chuva a água ficava empoçada. “Agora, vai facilitar o escoamento da água, deixando o acesso mais prático e bonito”, afirma Diogo, acrescentando que a benfeitoria incentivou a empresa a realizar investimentos. “Vamos agora fazer a nossa parte, providenciando a renovação da pintura da empresa e calçada”, completa Diogo.