A mobilização da prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), orientando a população a se prevenir contra febre amarela vem apresentando resultados. O número de pessoas vacinadas em janeiro já é três vezes maior em comparação ao mês anterior.
Durante os 31 dias de dezembro foram imunizadas 161 pessoas, enquanto que só nos primeiros 16 dias de janeiro já passa de 300. A UBS Romeu Milani, localizada na Rua Osvaldo Cruz, na área central da cidade, que mantinha uma média de aplicar 5 a 10 doses da vacina ao dia, só ontem imunizou 80 pessoas.
Já na UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, acostumada realizar de 1 a 2 doses por dia da febre amarela, hoje registrou a vacinação em 35 pessoas contra a doença.
“Vim me vacinar porque estou com medo. As notícias são do aumento de casos e mortes a cada dia. Ao mesmo tempo ouvi no rádio e vi na TV que a saúde de Apucarana vem chamando a população para vacinar e estou aqui hoje. Vou me prevenir”, afirma Laize Maria Ferreira, 56 anos, enquanto aguardava para vacinar na UBS Romeu Milani, na manhã de hoje.
O prefeito Beto Preto assegura que a vacina está à disposição da população e os lotes serão repostos de acordo com a demanda.  A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), seguindo orientação da Secretária de Estado da Saúde (SESA), intensificou desde o dia 10 deste mês a vacinação contra a febre amarela no município. Trata-se de uma medida preventiva diante do aumento de número de casos da doença no estado vizinho de São Paulo, com a confirmação mortes em vários municípios, além do Rio Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde pode tomar a vacina contra a febre amarela crianças a partir de 9 meses e adultos de até 59 anos. No caso dos idosos com 60 anos ou mais, é preciso avaliação médica.
“Todas as nossas 22 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação estão com a vacina da febre amarela para atender a população de Apucarana. A dose é única garantindo proteção para o resto da vida”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Kaneta observa que quem recebeu uma ou mais doses da vacina em qualquer fase da vida já está imunizado. “Em caso de dúvida, a pessoa deve apresentar a carteira de vacinação na UBS, onde o profissional de saúde vai verificar o esquema vacinal”, orienta.
A vacina contra febre amarela está disponível entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina, lembrando que cada uma trabalha com uma programação semanal neste tipo de atendimento.

Não podem tomar a vacina:
Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses.
Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia.
Pessoas com alergia a ovos ou derivados.
Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico.
Transplantados.