Cumprindo o roteiro de inaugurar ou iniciar uma obra por dia no mês de janeiro, em comemoração ao aniversário de 74 anos do município, o prefeito Beto Preto autorizou hoje (17) a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Nazaré, no Núcleo Habitacional Castelo Branco.
Em cinco anos da atual gestão, foram reformados e ampliados quinze CMEIs. Outros dois estão com obras de melhorias em execução e mais quatro novas unidades estão em construção no Afonso Camargo, Catuaí, Fariz Gebrim e no Sanches do Santos. “No total estamos investindo mais de R$ 12 milhões em reformas, adequações e ampliações, além da construção de novas unidades. É por esta razão que em Apucarana não se houve falar que falta de vagas em creches”, assinalou Beto Preto ao assinar a ordem de serviço.
O prefeito anunciou que ainda nesta semana irá entregar mais dois automóveis e dois ônibus para a Secretaria de Saúde; e mais seis ônibus , dois caminhões e uma van para a Secretaria de Educação. “São veículos zero quilômetros que estamos adquirindo para reforçar a nossa frota, no trabalho do dia a dia da educação e da saúde”, informou Beto Preto.
A secretária Marli Fernandes reiterou que o espaço físico também ajuda a educar. “Um ambiente mais adequado, mais seguro e confortável contribui sim para um melhor aprendizado”, frisou a secretária de educação, que agradeceu por estar participando deste processo de transformação da educação de Apucarana, liderado pelo prefeito Beto Preto.
O vice- prefeito Junior da Femac disse que apenas nesta semana já foram autorizadas obras que remontam ao patamar de R$ 5 milhões, que marcam as comemorações alusivas aos 74 anos de Apucarana. “Todo este saldo positivo é fruto de planejamento, trabalho e economia de recursos na gestão do Beto Preto”, destacou.
O evento, realizado no salão nobre da prefeitura, também teve as presenças dos vereadores Francislei “Poim” e Lucas Leugi, além de secretários municipais. Participaram ainda Ana Paula Valério (Conselho Escolar) e Silvia Carneiro (APMF).
CMEI passará a atender 160 crianças
A reforma do CMEI Maria de Nazaré engloba toda a atual edificação, com substituição de piso, instalação de forro de PVC, redistribuição do setor administrativo, reforma dos sanitários, cozinha, lavanderia e depósito de merenda, revisão de todos os sistemas hidráulico e elétrico, além de adequação às normas de acessibilidade e do Corpo de Bombeiros. Está previsto também a substituição da estrutura de cobertura e a instalação de novas telhas de fibrocimento.
Com referência à ampliação está previsto de mais duas salas para berçário e mais duas salas para o maternal, pátio coberto, setor de higienização e lactário, com estrutura de laje, piso cerâmico, pastilhas e pintura de toda a edificação. O prédio terá ainda adequações de espaço para estacionamento e um playground.
Serão reformados 400 m² e as obras de ampliação atingirão outros 265 m². O investimento é da ordem de R$ 715 mil. A Construtora Deka Ltda foi a vencedora do processo de licitação e tem 10 dias de prazo para iniciar os serviços. O prazo de execução é de 240 dias. Atualmente, o CMEI Maria de Nazaré atende 100 alunos, e após a reforma passará a atender até 160 crianças.
A vereador Márcia Souza discursou no ato e lembrou que o prédio desta creche tem mais de 40 anos de uso. “Os pais e os servidores deste CMEI comemoram essa notícia dada pelo prefeito Beto Preto, pois as melhorias eram esperadas há muito tempo”, destacou a vereadora.