A Prefeitura de Apucarana vai executar o recapeamento asfáltico de todas as ruas da Colônia dos Novos Produtores. A licitação dos cerca de 7 mil metros quadrados de pavimento foi autorizada nesta quinta-feira (18/01) pelo prefeito Beto Preto (PSD) e atende a uma reivindicação do vereador Antônio Carlos “Sidrin” (DEM). O investimento previsto para o serviço é de R$239 mil, com recursos do caixa municipal.
Bastante deteriorado, o pavimento das ruas da colônia é de paralelepípedo. “É uma obra necessária e que agora reunimos condições de executar, beneficiando diretamente não só as cerca de 200 famílias da comunidade, mas também outras 150 famílias do Residencial Orlando Bacarin, que para terem acesso às suas residências precisam transitar pela colônia”, relatou o prefeito Beto Preto.
Uma bandeira de campanha do vereador Sidrin, que representa a região na Câmara Municipal, o recapeamento das ruas da Colônia Novos Produtores vem sendo planejado desde abril de 2016. “Quero agradecer ao prefeito Beto Preto pelo olhar que vem tendo por toda esta região. A liberação destes novos recursos, para investimento na malha viária da colônia, é muito bem vinda e vai solucionar uma demanda que a população espera por anos”, pontuou Sidrin. Ele frisa que a situação atual do bairro coloca em risco a segurança da população. “São elevações e desníveis, paralelepípedos soltos, que geram risco de acidente eminente”, avaliou o vereador.
A viabilização dos recursos seguiu um planejamento. “O nosso desejo enquanto gestor é sempre liberar a obra o quanto antes, mas caminhos burocráticos precisam ser seguidos. Assim, desde que o vereador nos indicou a demanda, demos início à elaboração do projeto e orçamento, que ficaram sob a responsabilidade do secretário de Obras, Herivelto Moreno e, posteriormente, executamos a devida previsão de dotação orçamentária do investimento, ato que esteve a cargo do secretário Municipal da Fazenda, Marcello Augusto Machado”, explicou o prefeito Beto Preto.
Além da recuperação do paralelepípedo, a melhoria que será executada na Colônia dos Novos Produtores prevê reperfilamento da base com dois centímetros e recape asfáltico com camada de três centímetros de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). De acordo com o secretário de Obras, Herivelto Moreno, a partir da liberação da obra pelo prefeito, o projeto segue agora para formatação do edital de licitação e publicação visando concorrência. “Tudo correndo dentro dos trâmites esperados para definição da empreiteira vencedora, acredito que a ordem de serviço possa estar sendo assinada pelo prefeito dentro de 60 dias e o recape concluído entre maio e junho deste ano”, comentou Moreno.
Investimentos da prefeitura atendem a outros bairros das imediações
Ainda na região da Colônia dos Novos Produtores, o prefeito Beto Preto anunciou que busca recursos federais para recuperação da pavimentação das vias da Vila Regina. “Temos feito investimentos em todas as regiões de Apucarana, sempre pensando a cidade dos bairros ao centro”, pontuou o prefeito. Ele lembrou que nesta região já foram feitos diversos outros investimentos, citando obra de drenagem e recape no Jardim Figueira, construção de sede própria para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Regina e reforma da Escola Municipal Papa João XXIII.
A Academia ao Ar Livre (AAL), que precisou ser retirada para edificação do CRAS, será em breve reinstalada para atender a comunidade. “Nesta semana festiva, dentro do mês em que Apucarana completa 74 anos, também autorizamos a reforma e ampliação da Escola Municipal João Batista e, dentro de 10 dias, iremos iniciar o recape das ruas Capanema e Jardinópolis, importantes vias que servem de interligação entre bairros adjacentes”, relatou o prefeito Beto Preto, destacando que a Autarquia Municipal de Educação (AME) já trabalha no projeto de reforma e ampliação do CMEI Serafim Colombo. “Assim que tudo estiver pronto, autorizarei a licitação”, concluiu.