A Prefeitura de Apucarana recebeu nesta quinta-feira (16/11) mais uma visita de gestores que vieram conhecer programas desenvolvidos pelo Município. Estiveram presentes o prefeito de Luiziana, Mauro Slongo, que esteve acompanhado do seu secretário de Saúde, Edson Liss. Membros da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) também vieram conhecer ações de destaque e estavam representados pelo vice-presidente, Luciano Soares, e pelo tesoureiro da entidade, Sílvio Sanches.
As comitivas foram recepcionadas no gabinete municipal pelo vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), que apresentou ações que receberam o Prêmio Gestor Público Paraná, como a Biblioteca Itinerante desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação (AME)  e o Programa de Implantodontia, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).
“Além de trazer detalhes dos programas que já foram reconhecidos, também apresentamos todo o trabalho desenvolvido  na área da educação, desde o fornecimento de uniforme e material escolar, passando por reformas e ampliações de escolas e CMEIs, troca de mobiliário e aquisição da linha branca, substituição dos parquinhos e especialmente os resultados alcançados no Ideb e na Olimpíada Brasileira de Astronomia”, cita Junior da Femac, que esteve acompanhado na apresentação pela diretora-presidente da AME, Marli Fernandes.
Junior da Femac também repassou informações sobre outras iniciativas, como Programa Terra Forte, o sistema de coleta e destinação dos resíduos sólidos e o levantamento aerofotogramétrico feito para identificar as ampliações feitas em imóveis urbanos e que não foram registrados na Prefeitura pelos proprietários.
O secretário municipal de Saúde de Luiziana, cidade que integra a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão  (Concam), aproveitou a visita para confirmar a parceria com Apucarana na área de implantodontia. “Nesta fase inicial estaremos trazendo de 20 a 30 pacientes para Apucarana. Ficamos surpresos com o serviço prestado e com a estrutura disponível. Pelo alto valor que o procedimento tem em clínicas particulares, muitas pessoas não acreditam que esse serviço é prestado na área pública, gratuitamente e com qualidade”, observa Edson Liss.
Apucarana possui um convênio com o Governo Federal para a oferta deste serviço, que é prestado através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). “Começamos atendendo pacientes de Apucarana e da região e atualmente já são mais de 30 municípios, sendo um dos maiores programas de implante dentário do Brasil”, ressalta o vice-prefeito Junior da Femac.
Esse será um dos temas que o prefeito de Apucarana, Beto Preto, foi convidado a apresentar no 2º Congresso Estadual de Vereadores, que acontecerá de 22 a 24 de novembro em Curitiba. “Além da implantodontia, o Beto Preto vai apresentar outras boas práticas, como o trabalho na área de educação e o Programa Terra Forte”, afirma o vice-presidente da Uvepar, Luciana Soares.