O prefeito Beto Preto realizou nesta quinta-feira (16/11), no gabinete municipal, uma última reunião técnica antes do início da fase final da Divisão “A” dos 60º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). A abertura oficial da competição acontece nesta sexta-feira (17/11), a partir das 19h30, no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão). Além da secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, a agenda contou com a participação de membros do staff dos JAP’s, entre eles o diretor-geral Cristiano Del Rey, o supervisor-geral Emerson Venturini – “Milico”, o coordenador-técnico Richarde Salvador e o chefe do Escritório Regional Norte (Regional 4) da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Adalberto Dhener.
Os representantes do Governo Estadual parabenizaram os investimentos feitos pela Prefeitura de Apucarana e destacaram a expectativa para a realização da competição. “Apucarana mostrou que tem estrutura e excelentes parceiros, por isto não temos dúvidas de que será uma competição de sucesso, que merece ser prestigiada pela população. Teremos aqui grandes equipes, com atletas de alto rendimento de vários municípios paranaenses”, disse Del Rey, diretor-geral dos JAP’s. De acordo com ele, o investimento estadual na competição deve chegar a R$3 milhões. “O fechamento das contas acontece depois de encerradas as disputas, mas se contabilizarmos os esforços financeiros do município-sede (Apucarana) e os realizados pelas demais cidades participantes, certamente o investimento nesta etapa final dos JAPs é superior a R$5 milhões”, comentou o diretor-geral.
Esta é a última competição do ano dentro dos Jogos Oficiais do Estado, promovidos pelo do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo – SEET. O evento reúne seleções de 86 municípios em 19 diferentes modalidades esportivas, que acontecem ao longo de nove dias, com as últimas finais sendo realizadas no dia 26. São cerca de 4,7 mil participantes, sendo 4.227 atletas e o restante formado por comissões técnicas, dirigentes e árbitros. “O JAP’s “A” é a principal competição da categoria adulta promovida pelo Governo do Paraná e estamos muito felizes com a parceria da Prefeitura de Apucarana”, pontou Del Rey. Ele detalhou que as delegações vão ficar alojadas em escolas municipais, estaduais e na APAE. Um restaurante-central foi montado nas dependências do Clube de Campo Água Azul.
O prefeito Beto Preto destacou que a parceria com o governo estadual nos últimos anos, que já possibilitou Apucarana sediar uma série de finais de jogos escolares, da Juventude, Bom de Bola, e do próprio JAP’s – Divisão B, fazem a cidade evoluir na promoção do Esporte. “Essa responsabilidade positiva faz com que estejamos com nossas praças esportivas sempre com a manutenção atualizada. Um grande esforço, mas que vale muito a pena, pois estamos construindo um legado esportivo para nossa população”, pontuou o prefeito. Ele lembrou que desde o ano de 2013 a administração municipal tem realizado um trabalho de resgate do Esporte na cidade. “Temos hoje um Lagoão renovado, sendo bastante frequentado pela comunidade, inclusive com a ativação da piscina. E estamos construindo novos complexos esportivos, como o Centro de Iniciação ao Esporte no Jardim América, e outro na região Leste”, enumerou Beto Preto.
A secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, revela que as disputadas da fase final dos JAP’s em Apucarana irão ocorrer em 20 locais de competição, dos quais apenas quatro serão fora do município. “O “Jogos Abertos” é um evento grandioso, estarão em nossas praças esportivas os melhores atletas do Paraná, e sediar o JAPs é na mesma proporção um grande desafio, mas Apucarana se preparou como sempre, com muito respeito ao esporte, a todas as modalidades e temos a certeza de que as equipes e delegações serão muito bem recebidas e levarão só boas recordações não só da competição, mas de toda a cidade”, disse Jossuela.
Grande festa – Cerca de 4 mil pessoas são esperadas para a festa de abertura da final da Divisão “A” dos 60º JAP’s, em Apucarana. A solenidade contará com desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica, além de apresentações do Ballet Pavlova, Artes Marciais (AME) e execuções de músicas (temas de eventos esportivos) pela Big Band Orquestra de Apucarana, tendo como ponto alto um show com o cantor Édson Galhardi, que personifica Elvis Presley, o “Rei do Rock”.
A festa de confraternização da abertura terá ainda a apresentação da Banda Bis, com o melhor do pop nacional e internacional. “Esperamos que o Lagoão esteja lotado para essa grande festa”, anuncia o prefeito Beto Preto. Quem não puder comparecer ao Lagoão poderá acompanhar a solenidade pela internet. A Prefeitura de Apucarana irá realizar transmissão ao vivo através de sua conta nas redes sociais Facebook e Youtube.
As disputas iniciam já no sábado (18/11). A última vez em que Apucarana sediou uma final do JAP’s foi há 24 anos. A primeira vez foi em 1965, depois em 1980 e 1993. As modalidades que serão disputadas nesta edição são: atletismo, badminton, basquetebol, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, rugby, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.