Com o número de atendimento além da expectativa, o dia de intensificação de coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero e de encaminhamentos para mamografia reuniu ontem (15) mais de 600 mulheres na Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana. “O sucesso da iniciativa, realizada estrategicamente num feriado, nos motiva a repetir ações semelhantes num futuro próximo. Tudo que puder ser feito para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde vamos reunir esforços da concretizar”, assegura o prefeito Beto Preto.
Ao final do atendimento, no Centro de especialidades médicas da autarquia, o prefeito fez questão de prestar agradecimento aos servidores da saúde pública, pelo seu desprendimento e dedicação para que a intensificação dos exames preventivos fossem realizados. “Dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) é indispensável a efetiva colaboração dos servidores, pra alcançarmos o sucesso neste tipo de ação”, frisou Beto Preto.
Conforme detalha o superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro, 455 mulheres realizaram o exame “preventivo” e 421 receberam encaminhamento para mamografia, já com a data e local agendado para a realização do exame. “O evento dedicado a prevenção da saúde da mulher foi um sucesso. Agradecemos a cada uma delas que atendeu nosso chamado e veio num de feriado nacional ficar em dia com exames tão importantes”, afirma Marcelo Viana.

A estratégia da prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde, de ofertar exames ginecológicos às mulheres num dia de folga, como feriado nacional, foi fundamental para a iniciativa somar o grande número de atendimentos. A maioria delas alegou a presença ontem na AMS com o objetivo de evitar pedir dispensa do trabalho para ir a uma Unidade Básica de Saúde realizar os exames.
Um exemplo é da funcionária pública, Isaura Roda de Andrade, 66 anos. “Faço o exame preventivo todo ano, mas sempre fico com receio por ter que faltar ao trabalho. “Hoje vim aqui sem preocupação, é feriado. “Isso que está acontecendo aqui hoje poderia repetir mais vezes para o bem de muitas mulheres”, sugere Isaura.

Erica Basso dos Santos, 26 anos, que também realiza o exame preventivo regularmente desde os 17 anos, também aprovou a iniciativa da saúde municipal. “Facilitou muito por causa do meu trabalho. Sou costureira e acho melhor não perder um dia de serviço. Se puder fazer o exame num feriado e final de semana para mim é o ideal”, avalia Érica.
Tendo em comum o fato que estarem há muitos anos sem realizar o exame preventivo e a mamografia, 4 moradoras da localidade rural do Pinhalzinho aproveitaram o feriado e vieram juntas cuidar da saúde. Neri de Oliveira Pereira, 58 anos; Berenice Seret de Oliveiras, 55 anos; Dalvina de Oliveira Cardoso de Azevedo, 63 anos; e Eny de Oliveira, 54 anos, vizinhas de sítio, se motivaram entre si para comparecer neste feriado na Autarquia de Saúde. “Uma foi incentivando a outra e pegamos o carro e viemos juntas. Fazer os exames num dia como hoje, de feriado, ajudou muito porque a gente não tem que deixar a rotina de trabalho”, comenta Neri Pereira.
O exame preventivo é oferecido regularmente nas 28 Unidades Básicas de Saúde do município, pelo menos uma vez por semana.

Clique nos links e ouça esta matéria
Beto Preto- prefeito Apucarana
Jacira Borges Dias- aposentada