Teve início hoje mais uma oportunidade capacitação continuada direcionada às integrantes da rede de mulheres solidárias de Apucarana. O curso de “Qualificação e Fomento da Geração de Renda de Mulheres Solidárias”, composto de 8 módulos (veja quadro abaixo), é ministrado por professores de economia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus da instituição de ensino em Apucarana.

Lembrando que a Unespar é uma das entidades de apoio e fomento ao Programa Municipal de Economia Solidária, a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, informa que “essa capacitação é resultado de entrevistas realizadas dentro de um diagnóstico do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Prefeitura de Apucarana, elaborado pela Unespar. Foi constatado que alguns segmentos precisam se solidificar e serem aprimorados.”

Os professores Tania Rissá e Rafael Montanari Durlo irão ministrar os 8 módulos quinzenais. A capacitação vai até agosto. Iniciado em 2014, o Programa de Economia Solidária já formou 51 turmas e a Rede de Economia Solidária conta hoje com 1,3 mil integrantes.

Módulos do curso ministrado na Unespar:

Módulo I – Economia popular solidária

Módulo II – Relações de gênero e direitos da Mulher

Módulo III– Contabilidade básica

Módulo IV – Formação de preços

Módulo V – Estratégias de comercialização, marketing e logística

Módulo VI – Estratégias de comercialização, marketing e logística

Módulo VII – Direito do consumidor

Módulo VIII – Compras coletivas

Elaboração do projeto de empreendimento econômico solidário por parte das beneficiárias do programa.