Em ato realizado na terça-feira (14/03), em Brasília, durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Apucarana aderiu ao Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e Energia. O prefeito Junior da Femac assinou a adesão ao lado do prefeito de Petrópolis (RJ), Rubens Bontempo; e da prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas. Os dois municípios já sofreram graves consequências devido a fenômenos climáticos.

“Por meio desta iniciativa, Apucarana vai trabalhar em conjunto com outras cidades do Brasil e do mundo, no tocante às mudanças climáticas”, anunciou Junior da Femac. Ele acrescentou que, a partir de agora, “vamos trabalhar junto com as demais cidades que aderiram ao pacto, na prevenção de acontecimentos ligados à mudança climática”.

Os governantes foram bastante enfáticos ao defender “um sistema de proteção à vida”. “A gente precisa alinhar essa questão ambiental com a questão da Defesa Civil, porque vão precisar caminhar cada vez mais junto, inclusive com a questão educacional”, falou Bontempo. Para ele, é importante fazer com que essa transversalidade garanta um debate mais amplo, possibilitando a construção de cidades mais resilientes.

Conforme revela o prefeito Junior da Femac, iniciativas de Apucarana, tais como a Feira Verde (troca de recicláveis por hortifrutis), coleta de móveis e de inservíveis, recolhimento de pneus descartados, plantio de árvores, repovoamento de rios e lagos, e o recolhimento de retalhos têxteis serão algumas boas práticas do município que podem ser compartilhadas com as demais cidades que participam do pacto.

O tema “sustentabilidade urbana e mudanças climáticas” teve uma abordagem ampla na pauta de discussões da 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, notadamente, após a tragédia registrada no litoral norte de São Paulo.

OBS: Na foto/assinatura, o prefeito Junior da Femac está ao lado do prefeito de Petrópolis Rubens Bontempo; e da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas