Vinte mil, duzentos e dezessete contribuintes quitaram integralmente a obrigação com o município de Apucarana no que ser refere ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), exercício 2023. O tributo teve vencimento na última sexta-feira, dia 10 e, percentualmente, o montante de pagamento à vista representa 32,28% do total lançado.

De acordo com informações da Secretaria da Fazenda, para este ano foram gerados 62.306 carnês do tributo, que compreendem unidades prediais e também terrenos urbanos não edificados. “A população tem acompanhado o desenvolvimento da cidade, sobretudo nos últimos 10 anos. Existe uma Apucarana antes de 2013, e outra, com base sólida, que está sendo diariamente construída desde então com aplicação eficiente de todos os recursos públicos, que são na sua essência impostos e taxas pagas pelo cidadão”, pontua o prefeito, lembrando que além de estarem quites com o fisco municipal, ao liquidarem o imposto à vista, os proprietários de imóveis urbanos conquistaram um desconto líquido de 5% no total devido.

Júnior da Femac explica a importância da arrecadação e que, por ser um imposto municipal, o dinheiro do IPTU entra integralmente nos cofres da prefeitura. “As pessoas anseiam sempre uma cidade melhor e é com o IPTU que a administração consegue fazer frente às demandas. O dinheiro deste imposto está em todas as realizações municipais, na remuneração do funcionalismo, na manutenção e conservação de ruas, praças e parques, na iluminação pública, na construção de unidades básicas de saúde, reforma e ampliação de escolas e CMEI’s”, exemplifica o prefeito, lembrando que os recursos do IPTU são ainda utilizados como contrapartida municipal em convênios com os governos Estadual e Federal. “A título de exemplo, iniciamos o ano de 2023 com um pacote de 55 obras, sendo a maioria delas já em execução e algumas já licitadas, em um investimento de cerca de R$60 milhões, dos quais grande parte com dinheiro do IPTU”, ilustra o prefeito Júnior da Femac.

A secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira, salienta que o contribuinte que desejar ainda pode quitar integralmente o imposto, contudo, não terá o desconto de 5%, que foi válido apenas para pagamento até o dia 10 de março. “Por força de lei, alertamos aos inadimplentes que o pagamento em atraso acarreta juros e multas”, diz a secretária.

Sueli lembra que os carnês foram enviados aos domicílios dos contribuintes através do correio. “Muitas vezes acontece da pessoa mudar de endereço e não atualizar o cadastro na prefeitura, então, caso o contribuinte não tenha recebido o documento, é muito simples, basta acessar a internet e gerar uma segunda-via pelo site da prefeitura, no endereço eletrônico www.apucarana.pr.gov.br”, orienta a secretária da Fazenda. Uma cópia do documento também pode ser gerada de forma presencial, junto ao setor de atendimento do prédio central da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.