A Prefeitura de Apucarana, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), viabiliza a modernização da iluminação pública na Avenida Brasil, trecho da BR-369, entrada de Apucarana para quem vem de Londrina. Ao todo estão sendo substituídas 83 antigas luminárias vapor de sódio, por novas com potência 250 watts de tecnologia LED em trecho entre viaduto de acesso ao Contorno Norte e as imediações de acesso à Avenida Central do Paraná.
Os trabalhos, executados por uma empresa especializada contratada por licitação, foram acompanhados nesta quinta-feira (02/07) pelo prefeito Júnior da Femac e pelo diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista, Lafayete dos Santos Luz. “Diariamente, milhares de veículos e pessoas transitam por esta avenida, que além de ser via de ligação entre importantes bairros da zona norte de Apucarana, também recepciona quem vem da região de Londrina. Este investimento, feito com recursos da taxa de iluminação paga pelo cidadão, vai viabilizar maior luminosidade para esta entrada da cidade, garantindo mais segurança aos usuários”, disse o prefeito Júnior da Femac.
Das luminárias vapor de sódio existentes, 33 unidades eram de 250 watts e 50 unidades de 400 watts. “Contudo, pouco iluminavam. Agora, com as super lâmpadas LED de 250 watts, visitantes e população vão sentir muito a diferença positiva. São materiais de altíssimo rendimento, luminosidade altíssima e que garantem reprodução de cor em alto nível”, relata Lafayete dos Santos Luz, diretor-presidente do Idepplan.
Segundo ele, os serviços devem ser concluídos até segunda-feira. “Nesta semana, excepcionalmente, estamos atuando com duas frentes. Além deste investimento na Avenida Brasil, outra equipe da empresa contratada finaliza a modernização da iluminação pública no Parque Bela Vista e no Jardim Novo Horizonte, onde estamos realizando a troca de 296 luminárias antigas por novas vapor metálico”, comunica o diretor do Idepplan.
Os serviços em execução fazem parte de um pacote de investimento na ordem de R$2,6 milhões, com recursos da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip) e que envolvem a troca de 4.133 luminárias ultrapassadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e também de tecnologia LED.

Publicações Recomendadas