O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (02/07) serviços de desobstrução de bueiro e galeria pluvial na região do Parque Biguaçu. “A manutenção de bueiros é trabalho constante em Apucarana. A limpeza é feita por empresa terceirizada, com equipamento de alta pressão. A reconstrução das bocas de lobo, inclusive com a colocação de grade, é feita pelos funcionários da prefeitura”, explica o prefeito.
Júnior lembra que a zeladoria da cidade é uma das prioridades da gestão Beto Preto. “Algo fundamental, que além de promover a solução de diversos problemas, tem como intuito a prevenção de danos. No caso das galerias e bueiros entupidos, eles deixam de cumprir com sua função, que é absorver a maior parte da água da chuva, gerando enxurradas que danificam o asfalto, invadem as calçada e até imóveis”, pontua Júnior da Femac.
A prefeitura estima que Apucarana possua pelo menos 9 mil bocas de lobo. A empresa terceirizada contratada via licitação é a SWL Tecnologia em Limpeza e Saneamento Ltda. O valor do contrato é de R$ 129.999,00. “O maquinário realiza desobstrução mediante o uso de um potente hidrojato e sucção do material depositado nas galerias e bueiros, promovendo em alguns minutos ou horas, um trabalho que demoraria até mais que um dia para ser finalizado no modo manual”, compara o prefeito.
A empresa também monitora a região da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Rua Desembargador Clotário Portugal. “Periodicamente é realizada excursão de limpeza das bocas de lobo”, assinala Helligtonn Gomes Martins (Tom), superintendente da Secretaria de Serviços Públicos. Segundo ele, visando evitar engarrafamento de veículos, em áreas centrais as ações com hidrojato acontecem em horários de menor trânsito.