A cobertura vacinal contra sarampo em Apucarana, que deve ser aplicada nas crianças em duas doses, aos 12 e 15 meses, está abaixo do índice de 95% preconizado pelo Ministério da Saúde. O percentual em 2018, divulgado hoje pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), foi de 88,86% dentro de uma meta média anual de 1,7 mil crianças nesta faixa etária.
Nos 5 primeiros meses deste ano a cobertura está em 85%. A realidade de Apucarana é uma tendência nacional e o Ministério da Saúde já anunciou a possibilidade de realizar em breve uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo para reverter as quedas nas taxas das coberturas vacinais dos últimos anos.
O prefeito Junior da Femac faz um chamamento aos pais para  redobrarem a atenção no calendário de vacinação e não percam as datas recomendadas, garantindo assim a proteção de seus filhos contra muitas doenças. “Vacinar nossos filhos é um ato de amor”, afirma Junior da Femac.
Neste ano, segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados 83 casos de sarampo no Brasil – 43 no Pará, 27 em São Paulo, quatro no Amazonas, três em Santa Catarina, três em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro e um em Roraima. Em 2018, o Brasil enfrentou a reintrodução do vírus do sarampo, com a ocorrência de surtos em onze estados, com um total de 10.326 casos confirmados.
Por conta dos novos casos em 2019, o Brasil pode perder o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, que recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em 2016.
O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, explica que a vacina Tríplice Viral, contra caxumba, rubéola e sarampo, deve ser tomada aos 12 meses de vida e um reforço aos 15 meses. No entanto, considerando aqueles que não foram imunizados dentro do que estabelece o calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde orienta aos adultos de até 49 anos a também se vacinar contra o sarampo.
De acordo com o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, a rede pública de saúde no município, através das Unidades Básicas de Saúde, disponibiliza ininterruptamente a vacina contra o sarampo para população que ainda não está com o número de doses recomendado pelo Programa Nacional de Imunização.
Sintomas do sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, e corrimento do nariz e posteriormente manchas avermelhadas no corpo.
Prevenção
As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (tríplice viral). A primeira, com um ano de idade; a segunda dose aos 15 meses. Os adolescentes e adultos de até 49 anos também devem tomar a vacina tríplice viral caso não tenham sido imunizados na infância, ou seja, aos 12 meses e 15 meses.
Transmissão
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.