Amantes da sétima arte têm compromisso inadiável para este sábado (08/06), às 15 horas, no Cine Teatro Fênix. Dentro do projeto “Cine Fênix Cultural”, a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultura e Turística (Promatur) exibe, gratuitamente, o filme “Cidadão Ilustre”.
Produção argentina de 2016, dirigida por Mariano Cohn e Gastón Duprat, o longa acompanha a história de Daniel Mantovani, escritor vencedor do Prêmio Nobel que, após 40 anos vivendo na Europa, retorna a seu “pueblo” natal no interior da Argentina. “Os fatos que se sucedem revelam momentos constrangedores e ao mesmo tempo reveladores das tensões que renascem entre as duas partes. Hilário e genial, trata-se de um filme que não pode deixar de ser apreciado por quem ama a produção cultural, em especial a latino-americana”, convida professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur.
Uma realização da prefeitura, o “Cine Fênix Cultural” tem apoio do campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Sistema Fecomércio PR (Sesc, Senac e IFPD), foi criado pela gestão Beto Preto para exibir filmes não-comerciais. “Muitos dos quais premiados e que muitas vezes geram algum tipo de polêmica”, comenta Maria Agar.
Ao final da exibição, o público será convidado a permanecer e participar de um debate crítico sobre a obra. “O mediador das discussões será o professor Doutor Lauro Iglesias Quadrado e os interessados poderão partilhar impressões sobre a produção”, convida a secretária municipal. A classificação etária do filme é de 12 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3423-2944.