A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta terça-feira (18/04) o recapeamento asfáltico das ruas do entorno da Rodoviária Interestadual João Batista Boscardin Júnior. Os trabalhos contemplaram primeiramente a rua Carlos Schmidt e, na sequência, a benfeitoria será executada nas ruas Rio Grande do Sul, Maranhão e Firman Neto. Ao todo, destacou o prefeito Beto Preto ao acompanhar a frente de serviço, serão recuperados 6,5 mil metros quadrados de pavimento. “Fico muito satisfeito com esta conquista, pois foi possível revitalizarmos o asfalto em grande parte das ruas por onde trafegam os ônibus do transporte coletivo de passageiros em nossa cidade”, disse Beto Preto, destacando o apoio do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, para a liberação da verba. Ele frisou que o investimento faz parte de um pacote de R$6,1 milhões com recursos conquistados junto ao Programa Paraná Urbano, do Governo do Paraná.
Além do recape, a prefeitura realiza manutenção e limpeza das bocas de lobo do trecho atendido e a Sanepar conclui serviços que vão possibilitar a ligação da rodoviária à rede de esgotamento sanitário. “O recape das ruas no entorno da rodoviária é a última frente a ser executada dentro do contrato licitado. Ao todo, a benfeitoria chegou a 39 trechos de ruas e avenidas, em um total de 27 quilômetros lineares ou 222 mil metros quadrados de pavimento”, informou Herilveto Moreno, secretário Municipal de Obras. Para suportar o intenso tráfego de veículos, o recape é executado em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), com espessura de quatro centímetros. O contrato também prevê a construção de rampas em todo o trajeto atendido, garantindo acessibilidade à população.
A empresa vencedora da licitação foi a Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda., de Apucarana. Entre as ruas atendidas pelo convênio estiveram a Ouro Branco, Nagib Daher, Gastão Vidigal, Guarapuava, Miguel Simeão, Osvaldo Cruz, Osório Ribas de Paula, Avenida Santos Dumont e Rua Antônio José de Oliveira, em trecho entre a Avenida Curitiba (Barra Funda) e Rua Urânio (proximidades do Parque Municipal Jaboti), Munhoz da Rocha, ruas Osvaldo de Oliveira e Silva Jardim (Jardim Flamingos), Rio Branco, Firman Neto, Maranhão, Carlos Schmidt, Rio Grande do Sul, Ítalo Ado Fontanini, Casemiro de Abreu, Marcílio Dias, Aviação, Colombia, Humberto Contato, Rosa Stábile, Deolindo Massambani, Travessa Vitória, Fernando Pereira, Byngton, D. Pedro I, São Lucas, São Simeão, São Marcos, Santo Agostinho, São Sebastião, São Leopoldo, Rio Bom, Rio Iguaçu, Rio Tibagi, Rio das Antas, Rio Apucarana, Rio do Peixe, Carlos de Carvalho, Paranaguá e Central do Paraná.
Os recursos foram liberados por meio do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerenciados em parceria pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e a Fomento Paraná.