Num evento que lotou o Cine Teatro Fênix e marcou o início da parceria do Hospital da Providência no Programa Parto Humanizado da concessionária Rodonorte, 350 gestantes de Apucarana receberam hoje o kit de enxoval para seus bebês. As futuras mamães ganharam uma bolsa com uma manta, um macacão, um conjunto pagão e fraldas.
A vereadora Márcia Sousa lembrou       que o Programa Parto Humanizado vinha sendo desenvolvido desde 2013 entre a prefeitura e a Rodonorte. “A partir deste ano, por exigência legal, não pode mais ter a participação de órgão público no repasse dos recursos e o Hospital da Providência entrou nesta parceria que visa acima de tudo beneficiar a mãe e os bebês. A saúde de vocês é o mais importante”, enfatizou Márcia Souza.
O programa Parto Humanizado é destinado às gestantes que realizam pré-natal na rede pública de saúde do município. A iniciativa atende mais especificamente as futuras mamães que já passaram pela sétima consulta do pré-natal. “Trata-se de um requisito que visa contribuir com a redução da mortalidade materna e infantil no município e o Hospital da Providência se sente honrado em participar desse processo. É importante essa assiduidade no pré-natal”, enfatizou a diretora geral do hospital, irmã Geovana Ramos.
“Temos o projeto Elos de Vida dentro do nosso hospital que visa redução da mortalidade infantil e materna. Ele é destinado aos pais, em especial dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, com foco no fortalecimento dos cuidados com os bebês”, acrescentou a diretora do Providência.
O prefeito Beto Preto classificou a parceria do Hospital da Providência com a Rodonorte e o apoio da prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Ação Social, como uma união de esforços.  “Neste processo foi incluído uma parte fundamental que é o Providência. É uma instituição hospitalar que tem uma maternidade referência para 17 municípios. “Essa é a primeira oportunidade que conseguimos juntar a Rodonorte, o Hospital da Providência e vocês. Nós da prefeitura somos apenas instrumentos intermediários. O principal é saúde da mãe e da criança. Nós, da rede pública de saúde, queremos e estamos melhorando a cada dia o atendimento à nossa gestante”, afirmou Beto Preto.
Moradora do Distrito do Pirapó, Rosana dos Santos, 34 anos, está grávida de Yasmim e recebeu das mãos do prefeito Beto Preto a bolsa com o enxoval. “Já fiz a 7ª consulta do pré-natal porque sei da importância disso para a minha própria saúde e da minha filha. Receber esse kit de enxoval é muito bom, ajuda muito a gente nesta fase”, avalia. O evento teve a participação do vice-prefeito Junior da Femac, do secretário de assuntos estratégicos pastor Othoniel Gonçalves, do monsenhor Roberto Carrara – responsável pelo momento de oração -, entre outras autoridades.