Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) entregou hoje (15) o primeiro lote do ano de cadeiras de rodas e de banho para pessoas com necessidade especiais de Apucarana e mais seis municípios da região. Os pacientes foram beneficiados através do programa do Ministério da Saúde “Viver sem Limites”
A Adefiap está inscrita no programa Viver sem Limites desde 2013, período em que já recebeu mais de 100 cadeiras de rodas motorizadas, e um número bem superior de cadeiras de rodas monobloco (mais reforçadas), de cadeiras de rodas convencionais e cadeiras de banho. Os equipamentos atendem pacientes de Apucarana e dos demais municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde.
Hoje foram entregues sete cadeiras de rodas motorizadas, duas cadeiras de rodas monobloco (mais reforçada) e três cadeiras de banho. “A entrega destes equipamentos é sempre um momento especial porque representa um marco na vida destas pessoas, que passam a ter no seu dia a dia mais facilidade de ir e vir. Vamos agendar para breve a entrega de mais seis cadeiras de rodas motorizadas”, adianta o presidente da Adefiap, Paulo Antônio da Silva.
Ao destacar a importância do atendimento prestado pela Adefiap a Apucarana e região, o assessor parlamentar, Arilson Chiorato, assumiu o compromisso de continuar lutando pelos interesses da entidade em Brasília. “Não vamos medir esforços para manter o Programa do Ministério da Saúde “Viver sem Limites” e assim continuar trazendo esses equipamentos para Adefiap. Também estamos buscando recursos para ajudar no custeio desta entidade”, disse Chiorato.
A vereadora Márcia Souza lembrou a parceria que sempre manteve como a Adefiap, em especial nos quatro anos que ficou à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, e agora no Legislativo. “Vamos estar sempre apoiando este importante e essencial trabalho desenvolvido por essa entidade”, declarou Márcia Souza.
Considerando uma instituição fundamental desde a sua fundação, o prefeito Beto Preto agradeceu e parabenizou todos os funcionários da Adefiap. “Aqui é feito um trabalho sério que faz a diferença na vida de mais de 1,5 mil pessoas. Conte sempre com a administração municipal neste processo de ajudar quem mais precisa. A Adefiap, em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde, está fazendo esse programa Viver sem Limites acontecer, garantindo mobilidade, dando condições para as pessoas se locomover. É um trabalho grandioso ao garantir o ir e vir de tantas pessoas”, avaliou Beto Preto.
O evento realizado na sala de espera de consultas da Adefiap foi marcado pela entrega da primeira cadeira de rodas motorizada a um dos residentes no Lar São Vicente de Paula. Além de Apucarana, a Adefiap possui pacientes em 16 outras cidades do Vale do Ivaí. São aproximadamente 1,5 mil associados, a maioria carente financeiramente. As cadeiras entregues hoje beneficiaram as cidades de Apucarana, Borrazópolis, Califórnia, Mauá da Serra, Grandes Rios, Sabáudia e São Pedro do Ivaí.
Programa “Viver sem Limites”
Criado em 2011, o “Viver sem Limites” integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa fomentar programas e outras ações no sentido de garantir autonomia, liberdade e independência deficientes físicos brasileiros. Cada cadeira motorizada custa em torno R$5 mil, e a verba é liberada pelo Governo Federal via Fundo Municipal da Saúde. Na parceria, a Adefiap, entidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável pelo cadastro dos interessados, solicitação, compra e repasse da cadeira. A Autarquia de Saúde atua no trâmite burocrático, avaliação e análise da necessidade, e intermediação para liberação dos recursos federais.