O prefeito Beto Preto recebeu no início da tarde de ontem (15), a visita do diretor executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Roberto Setti, e da farmacêutica Francine Mioduski. Eles vieram acompanhados da diretora geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Vale do Ivaí e região (Cisvir), Joana D´arc Previatti.

O objetivo do contato foi solicitar ao prefeito de Apucarana apoio na conservação adequada de materiais médicos e hospitalares, visando atender os pequenos municípios ligados ao Cisvir. “Visitamos o almoxarifado da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana e constatamos que o ambiente é adequado e muito bem organizado pelo servidor responsável”, assinalou Carlos Roberto Setti.

Segundo ele, que ainda ontem se reuniu com todos os secretários de saúde dos municípios ligados ao Cisvir, o Consórcio Paraná Saúde planeja comprar os insumos necessários, de acordo com a demanda dos pequenos municípios e manter os materiais no almoxarifado da Autarquia de saúde de Apucarana.

De pronto o prefeito Beto Preto se colocou à disposição para atender todos os municípios da região, ligados ao Cisvir. “Nosso almoxarifado tem espaço e plenas condições para atender as prefeituras que estão firmando essa parceria com o Consórcio Paraná Saúde”, anunciou Beto Preto.

O prefeito fez questão de elogiar o trabalho realizado pelo consórcio, do qual já foi membro do conselho administrativo por dois anos. “À exceção de Curitiba e Foz do Iguaçu, todos os demais municípios do Estado integram este consórcio que viabiliza a compra de medicamentos e insumos com preços de 30 a 50% mais baratos”, assinala Beto Preto.

Conforme explicou Setti, um pacote de cinqüenta itens compõe os materiais médicos e hospitalares que o Paraná Saúde pretende comprar para atender os pequenos municípios ligados ao Cisvir. Entre os produtos estão algodão, esparadrapo, gase e etc.

A diretora do Cisvir, Joana Previatti, falando em nome do presidente do consórcio, Aquiles Takeda, agradeceu a nova parceria que está sendo firmada com o Paraná Saúde. “Também agradecemos o pronto apoio do prefeito Beto Preto, ao disponibilizar o almoxarifado da Autarquia de Saúde de Apucarana, para armazenar os insumos”, afirmou Joana.

FINANCIAMENTO – Financiado pelas três esferas de gestão (financiamento tripartite), a atuação do Consórcio Paraná Saúde destina-se à aquisição dos medicamentos no âmbito da atenção básica em saúde, com base em valores per capita. As Comissões Intergestores Bipartite (CIB) de cada estado estabelecem o mecanismo de operacionalização desta sistemática, respeitando a aplicação mínima dos seguintes valores monetários/habitante/ano: R$ 5,10 pela União; R$ 2,36 pelos Estados e R$ 2,36 pelos Municípios, conforme estabelecido na Portaria GM/MS nº 1.555, de 30 de julho de 2013. De acordo com a referida Portaria, os municípios podem adquirir, com estes recursos, os medicamentos e insumos relacionados ao CBAF descritos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).