O Bombeiro Mirim é uma iniciativa do 4º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (SGBI) de Apucarana e a “Associação Kara tê Vida”, apoiados por diversos parceiros e financiadores, com o objetivo de instruir e preparar os adolescentes para o mercado de trabalho e na formação do caráter e seu desenvolvimento pessoal. O projeto foi iniciado em 2007 e mais de 200 garotos já foram integrantes da corporação. E esse ano a novidade, é a incorporação de 25 meninas, e a nova parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

A aula inaugural, com a presença de familiares e convidados, aconteceu no Posto 2 do Corpo de Bombeiros, na Vila São Carlos. Eles foram recebidos pelo comandante do 4º SGBI major Roberto Coelho, o coordenador geral e instrutor do projeto o sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Vanderlei Simão de Souza, que mesmo aposentado é voluntário no Bombeiro Mirim.

Após fazerem apresentação de Ordem Unida, a formação em pelotão e movimentos de marcha militar aos convidados, os bombeiros mirins assistiram a uma palestra com o juiz titular da 1ª Vara Criminal, Drº Oswaldo Soares Neto. O magistrado falou sobre a importância dos jovens fazerem boas escolhas e aproveitarem oportunidades, que lhes são dadas. “Isto contribui na formação do caráter, no seu futuro, para que eles mesmos façam boas escolhas, e possam melhorar sua vida e das pessoas ao seu redor”, destacou o juiz.

No Bombeiro Mirim os meninos e meninas aprenderão sobre hierarquia, disciplina, companheirismo e o convívio social. “Os novos bombeiros mirins terão aulas de informática, Karatê, natação, música, futebol, primeiros socorros, combate a incêndio, e acompanhamento psicológico. Nossa filosofia é o respeito, caráter, persistência e companheirismo”, diz o coordenador da “Associação Kara tê Vida”, Alan Pereira da Silva. As aulas acontecem no contra turno escolar.

Nos próximos dias, além de agasalho estilizado e kimono, os garotos receberão fardas idênticas aos dos bombeiros, para que se sintam integrantes da tropa. “Nosso sistema é baseado na disciplina militar, e nas instruções do Corpo de Bombeiros. Queremos contribuir para afastá-los das armadilhas do mundo, e direcioná-los para o caminho do bem”, enfatizou o sub-tenente Vanderlei Simão.

A secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro, representou o prefeito Beto Preto na aula inaugural. Ela destacou a contribuição social que o Corpo de Bombeiros faz com este projeto e reafirmou a parceria do município. “Nosso prefeito é incentivador da formação de bons cidadãos e sempre vai estar junto nas ações em que pudermos contribuir”, destacou a secretária. A prefeitura fornece o transporte para os participantes do projeto e cede o Lagoão para as atividades esportivas.

A equipe técnica da “Associação Kara tê Vida”, que será responsável pelas atividades do projeto, é composta pelos profissionais Maikon Gaburro, professor de karatê e instrutor de ordem unida; Eliane Lemes, professora de karatê e educadora física; Vinicius Bolonhezi, professor de futsal; Ricardo Podmowski, professor de música; e as psicólogas do projeto Luzeni Pamplona e Nayra Romário.

Participaram, também como convidados o juiz federal da 2ª Vara do Trabalho, Drº Mauricio Mazur; procurador do Estado, em Apucarana, Daniel Augusto Pinheiro; Drª Elaine Caliman Soares, representando a Autarquia Municipal de Educação, Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e a vereadora Márcia Souza.

Clique e ouça esta matéria
Sub-tenente Vanderlei Simão- coordenador do Bombeiro Mirim
Major Roberto Coelho- comandante do Corpo de Bombeiros