O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), recebeu nesta sexta-feira (16/03), em seu gabinete, os consultores do escritório Regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná em Apucarana (Sebrae Apucarana), Beatriz Poletto e Júlio César dos Santos Rodrigues.
“O Sebrae é um grande parceiro da Prefeitura de Apucarana, desenvolvendo diversas ações que tiram pessoas da informalidade e fortalecem os nossos empreendedores. Através de apoio Sala do Empreendedor, por exemplo, temos conseguido resultados superlativos, principalmente nos últimos três anos, em prol de nossos micro empresários individuais (MEI’s). São cerca de 2 mil atendimentos todos os meses”, destacou Beto Preto, dando boas vindas ao consultor Júlio César, que está se transferindo de Arapongas. “Ele chega para contribuir com vários projetos importantes que temos para Apucarana e Vale do Ivaí, sobretudo no que tange diagnósticos para o desenvolvimento de programas que possibilitem a atração de novos investimentos”, pontuou Beto Preto.
Mesmo atuando em Apucarana, o consultor explicou que continuará gerenciando os projetos relacionados à indústria moveleira de Arapongas. “Permaneço atendendo a este setor e a partir do escritório regional em Apucarana atuarei também no setor de políticas públicas junto às prefeituras da região”, disse Júlio César. Segundo ele, alguns contatos já foram realizados. “Já mantive conversas com Jandaia do Sul, Ivaiporã, São João do Ivaí, Lunardelli. A meta é atuar no sentido de qualificar e aproximar o empresariado local das compras públicas, algo que vem sendo feito em Apucarana com muito sucesso. Com isso vamos contribuir para o desenvolvimento econômico destas localidades, fazendo com que o dinheiro não vá para fora, ficando nas cidades”, exemplificou o consultor regional do Sebrae.
Na agenda, os consultores também repassaram a Beto Preto um material institucional da entidade alusivo a projetos realizados junto ao poder público e convidaram o gestor a se inscrever no Prêmio Prefeito Empreendedor 2018. Um dos materiais, um compêndio de iniciativas premiadas, trouxe a experiência de Apucarana – Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – reconhecida pelo Sebrae dentro do Prêmio Educação Empreendedora, edição 2016.
A elaboração de planos Municipal (Apucarana) e Regional (Vale do Ivaí) para atração de novos investimentos também estiveram na pauta de debate. “Com certeza teremos a parceria do Sebrae nessas iniciativas”, afirmou Beto Preto, salientando que nos próximos dias Apucarana irá sediar uma reunião para apresentação de um “plano regional de desenvolvimento” tendo como foco a atração de empreendimentos com base nos potenciais da região, seja no turismo ecológico, turismo religioso, na fruticultura e na agricultura familiar. “O diagnóstico vem sendo feito pela Superintendência da Paraná Projetos, ligada à Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio do Ipardes e da Agência Paraná Desenvolvimento”, conclui. A reunião também contou com a presença do prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda.