A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur) está realizando encontros e reuniões preparatórias visando a 2ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá no dia 25 de maio. Nesta fase, o objetivo é atualizar as informações para o desenvolvimento de cada segmento cultural e que foram apontadas na primeira conferência.
Um dos eventos preparatórios é a Pré-conferência de Cultura, agendada para o dia 4 de maio. “Na Pré-conferência, serão apresentados os avanços da cultura no período da gestão Beto Preto, como por exemplo, a criação da Escola Municipal de Música com ensino gratuito de diversos instrumentos, oficinas também gratuitas na biblioteca e Praça CEU, onde foi disponibilizado um novo espaço alternativo para pequenos concertos musicais, ensaios de bandas e grupos de dança, reuniões e outras atividades”, cita a professora Maria Agar, secretária da Promatur.
Será apresentada, também, a minuta da proposta do primeiro edital do Fundo Municipal de Cultura que atenderá os projetos culturais alinhados com o Plano Municipal de Cultura. “Com esses dados, será divulgada a agenda de discussões dos fóruns setoriais de cada segmento artístico”, reforça Maria Agar.
A pré-conferência e as informações coletadas nas reuniões de cada segmento servirão como base para a Conferência Municipal de Cultura de 2019. “Na conferência, teremos a presença de um palestrante que vai discorrer sobre a importância da capacitação no mercado cultural e as ferramentas do empreendedorismo cultural, abrindo os debates que vão resultar na eleição do novo conselho”, explica a secretária.
Várias reuniões já estão acontecendo, como um encontro com os antigos membros do Conselho Municipal Cultura. “O objetivo foi informá-los das próximas ações da secretaria para dar continuidade à implantação do Sistema Municipal de Cultura de Apucarana”, informa João Guilherme Navas Prates, da Promatur, que atua na coordenação dos eventos preparatórios. “Desta forma, a secretária Maria Agar e sua equipe estão convocando todos os artistas e agentes culturais do município para debater e analisar os diagnósticos já realizados de cada setor cultural”, reforça Navas.