A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur) está preparando as comemorações da Semana da Pátria. Em conjunto com as instituições militares, escolas e entidades, foram definidas algumas mudanças para este ano. A programação será mais enxuta e também foram estabelecidas algumas regras para o tradicional desfile de 7 de setembro.
O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) comunicou a impossibilidade de neste ano participar dos desfiles que aconteciam nos distritos. “Levamos essa situação para as diretoras de escolas, que decidiram em participar somente do desfile principal. Com isso, neste ano não haverá o desfile nos distritos”, adianta a professora Maria Agar, secretária da Promatur.
Outra mudança está relacionada com o desfile do dia 7 de setembro, que iniciará na Rua Clóvis da Fonseca e vai encerrar na Praça Rui Barbosa, nas imediações da Casas Pernambucanas. Visando garantir maior segurança e agilidade nas apresentações, haverá uma limitação no número de participantes. “Esta decisão levou em consideração que as famílias saem de casa logo cedo com seus filhos. A intenção é fazer um desfile bonito e compacto para que não se torne cansativo para quem está assistindo”, argumenta Maria Agar.
A quantidade máxima de participantes por entidade será de 200 pessoas e o número de veículos motorizados por instituição não poderá exceder a 10. “Entende-se por entidades associações e clubes cuja atividade principal seja efetuada por meio de veículo automotor, como o Clube do Carro Antigo, Fusca Clube, Omega Clube Apucarana, Opala Clube Apucarana, Omega Clube Absolutos, Moto Clube, Jipe Clube e Ama Moto Clube, entre outros”, esclarece Maria Agar.
Os representantes de cada entidade deverão assinar um termo de responsabilidade, exigência que também se estenderá aos cavaleiros.  Outra preocupação é quanto à dinâmica do desfile. “Não serão permitidas paradas para evoluções no percurso, que deverão acontecer de forma contínua sem prejuízo no andamento do desfile, evitando assim prolongamentos desnecessários”, esclarece a secretária da Promatur, acrescentando que a orientação também é evitar manifestações políticas e ideológicas.
As entidades terão até esta sexta-feira (17/08)  para confirmar a participação, procedimento que deverá ser feito por e-mail (7desetembroapucarana@gmail.com).  “Já o mapa com o  posicionamento das entidades será disponibilizado no site da prefeitura a partir do dia 27 de agosto”, informa.
ABERTURA – A programação alusiva à Semana da Pátria será aberta no dia 1º de setembro, às 9 horas, no Platô da Praça Rui Barbosa. Haverá o hasteamento das bandeiras, com a participação do prefeito Beto Preto, 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado e 10º Batalhão da Polícia Militar. No mesmo ato, acontecerá a condução e acendimento do fogo simbólico, realizado por estudantes (rede pública e particular) e integrantes do Centro da Juventude.
Clique e ouça as informações com a secretária de Cultura de Apucarana, Maria Agar