O prefeito Beto Preto e o vice-prefeito Junior da Femac participaram nesta terça-feira (14/08), em Curitiba, de uma reunião com o diretor Regional do Senac Paraná, Vitor Monastier e o diretor financeiro, Edmundo Knaut. No encontro, Monastier apresentou o projeto de manejo ambiental de terreno de 3 mil metros quadrados pertencente ao Senac na Rua Clotário Portugal, defronte à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). O projeto está em fase final de aprovação e já tem aval das autoridades ambientais, permitindo a ocupação pública do espaço, hoje em degradação.
O prefeito Beto Preto salientou que a área em questão abrigou por anos a tradicional Casa de Portugal e, em 2006, foi doada ao Senac pela colônia portuguesa de Apucarana para edificação do novo prédio da entidade. “Todavia, por estar nas proximidades da nascente do Rio Pirapó, entraves da legislação ambiental impossibilitaram a obra, que foi executada posteriormente em terreno de 11,3 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Apucarana nas imediações do Parque Municipal Jaboti”, lembrou o prefeito. De acordo com ele, o projeto elaborado pelo Senac vai possibilitar um manejo ambiental correto do terreno e ainda permitir a utilização pública por parte da população. “Serão investidos cerca de R$ 1 milhão para revitalização da área junto à nascente do Rio Pirapó, e da área próxima ao jaboti”, informou o prefeito.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Bobig, o projeto aprovado junto ao município, Promotoria Pública do Meio Ambiente e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), prevê a construção de uma pista de caminhada em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) com bancos de concreto ao redor, Academia ao Ar Livre (AAL), calçadas em paver, plantio de grama esmeralda, cercamento com gradil metálico e recomposição ambiental com espécies nativas. “Aos fundos do terreno haverá também muro em alvenaria”, citou Bobig.
O Senac também trabalha na elaboração de outro projeto que possibilite a ocupação ambiental adequada da área no entorno da sua sede, na Rua Gastão Vidigal, junto ao Parque dos 70 anos e próximo ao Jaboti. “Os trabalhos estão em andamento e ainda dependem de ajustes, contudo, já estamos fomentando a iniciativa junto aos órgãos competentes”, confirmou a gerente executiva do Senac Apucarana, Ana Maria Furlaneto Pacheco.