Para discutir os preparativos de um encontro anual que chega à vigésima quinta edição, estiveram reunidos, na manhã desta sexta-feira (14/9), representantes de diversos poderes públicos na sede do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Da Câmara Municipal de Apucarana, vereadora Márcia Sousa. Do Executivo, a secretária municipal da Mulher, Denise Canesin. Da Emater, a coordenadora técnica do encontro e assistente social Rafaela Cristina Bernardo, o técnico agrícola Adilson Dias Novaes, e o responsável local Geraldo Maronezi. E, da Autarquia Municipal de Saúde, Sueli Ostroski, da estratégia de saúde da família.
O grupo analisou o plano proposto por Rafaela Bernardo: “25º Encontro da Mulher do Campo: Identidade, Reconhecimento e Luta por Direitos”. A assistente social, mestre em políticas públicas e em educação do campo, assume pela primeira vez a coordenação do encontro, cuja logística é complexa, já que centenas de mulheres de vários municípios da região devem participar, como em edições anteriores. Para tanto, além de divulgação de informações, transporte, alimentação e programação, é necessário ter em vista quais discussões e objetivos serão priorizados.
“O protagonismo da mulher na agricultura familiar, as diferenças dos olhares das políticas públicas entre urbano e rural e a agroecologia, que tem a mulher como premissa, são algumas das questões que temos como essenciais e queremos debater”, afirma Rafaela. “Esperamos que o encontro seja um momento de debate, construção e reconhecimento, de valorização da vida e da identidade das mulheres que vivem na terra e da terra.”
A vereadora Márcia Sousa disse, na reunião, que se empenha pelo empoderamento da mulher em todos os setores sociais. “Mas essa luta se reveste de especial importância no caso da mulher do campo, pelas adversidades que são próprias das condições que enfrentam. É por isso que esses encontros são tão importantes.”
A secretária da Mulher, Denise Canesin, lembra que o prefeito Beto Preto, ao longo de sua gestão, contribuiu para dar destaque ao importante papel que a mulher desempenha na política. “Muitas delas tentam entrar para a atividade política apenas para completar as cotas. Mas o secretariado do prefeito tem cinco mulheres ocupando o primeiro plano da administração municipal, na Cultura, nos Esportes, na Assistência Social, na Educação e na própria, claro, secretaria da Mulher.”