O polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil realiza, hoje (14) e amanhã (15), o segundo encontro presencial dos acadêmicos de Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. Ofertada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pós-graduação foca na relação entre Educação e Saúde, na perspectiva da participação cidadã e da construção compartilhada de conhecimentos, saberes e práticas.
De acordo com a coordenadora do polo de Apucarana, Sueli Gomes Reis Gonçalves, trinta alunos estão regularmente matriculados no curso, que tem duração de um ano. “O grupo é formado por docentes e profissionais de saúde que desenvolvem atividades no ensino. Entre os estudantes, há oriundos dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Santa Catarina e do próprio Paraná,” detalhou.
O curso Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola teve início no último mês de abril, quando aconteceu a primeira aula presencial. Um terceiro encontro ainda está previsto para dezembro.
As tutoras da Fiocruz, Carla Cazelli e Cynthia Schmidt, vieram do Rio de Janeiro para ministrar as atividades práticas desse final de semana. Elas destacaram a excelente estrutura que o polo de Apucarana oferece.
“Diferente de outros lugares em que estivemos, vocês têm um prédio acolhedor, boas salas de aula e todos os equipamentos tecnológicos que necessitamos, como laboratório de informática, projetores e acesso à internet,” afirmou Carla.
A aluna Jéssica Zagoto, de Camburiú-SC,  revelou as razões que a levaram a escolher a especialização da Fiocruz. “O curso chamou a minha atenção porque ele engloba saúde, educação e cultura, três assuntos que fazem parte do dia-a-dia e são muito importantes para o universo escolar,” disse.
Já o professor de Enfermagem, Sérgio Vital da Silva Júnior, veio de João Pessoa, na Paraíba. “Eu optei por fazer o curso no polo de Apucarana porque quis conhecer a realidade enfrentada pelos professores e profissionais de saúde na região sul do Brasil. Não é muito diferente da que temos no Nordeste. Como a especialização da Fiocruz reúne alunos de diversas áreas, como odontologia, psicologia e enfermagem, a troca de conhecimentos também é muito rica,” garantiu.
 

Publicações Recomendadas