A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) promoveu nesta sexta-feira (14/09) mais uma atividade dentro da campanha de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”. Profissionais da Saúde Mental percorreram os departamentos da autarquia falando sobre a iniciativa e distribuindo guloseimas (balas) acompanhadas de “mensagens positivas”. “A prevenção ao suicídio é algo que deve acontecer todos os dias, mas o mês de setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para que os profissionais da área intensifiquem o esclarecimento e conscientização da população acerca do tema, que se tornou um grave problema de saúde pública em todo o mundo”, explica a psicóloga Karinne Nathallie Mareze Carleto, coordenadora Municipal da Saúde Mental em Apucarana.
O servidor Júlio César Machado recebeu a bala e a frase “Você ganhou um abraço”. “Fiquei muito surpreso, não esperava. Muitas vezes ficamos isolados, concentrados no trabalho e não nos damos conta da importância de momentos como estes, de interação entre os colegas. O afeto é algo muito importante e não podemos esquecer. Essa mensagem deixou a minha tarde melhor”, confirmou Machado.
O secretário Municipal de Saúde, enfermeiro Roberto Kaneta, alertou sobre a necessidade das pessoas quebrarem o tabu sobre o problema. “É um assunto que precisa estar na pauta das famílias. É preciso que haja mais diálogo para que nos primeiros sinais de ideação suicida a pessoa já possa ser encaminhada para um tratamento profissional”, frisou o secretário. Ele destaca que a rede pública de saúde em Apucarana está apta a atender todos os casos. “A porta de entrada são as unidades básicas de saúde (UBS)”, orienta Kaneta.
Pesquisas indicam que o suicídio é hoje um fenômeno que ocorre em todas as regiões do mundo. Estima-se que anualmente mais de 800 mil pessoas morram por suicídio e, a cada adulto que se suicida, pelo menos outros 20 atentam contra a própria vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, tornando-se, em 2012, a 15ª causa de mortalidade da população em geral e, entre jovens de 15 a 29 anos, a segunda principal causa de morte.
A coordenadora de Saúde Mental da Autarquia de Saúde de Apucarana psicóloga Karinne Nathallie Mareze Carleto, lembra que as ações do “Setembro Amarelo” tiveram início na segunda-feira. “Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) realizamos uma série de eventos em alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Primeiro foi realizada uma palestra direcionada a profissionais da imprensa. Já no período da tarde, os trabalhos sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida foram promovidas com profissionais da Educação e da Saúde Estadual”, informa. De acordo com ela, a programação local da campanha prevê ainda rodas de conversas em diversos locais. “Estaremos falando sobre a temática no campus Apucarana da Unespar, em unidades básicas de saúde e colégios”, relata Karinne. Mais informações sobre o serviço público de Saúde Mental podem ser obtidas pelo telefone 3422-5888.