A Prefeitura de Apucarana, por meio do Centro de Qualificação Total, num prazo de cinco dias deu início a 5 cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente para a população. Mais de 100 alunos estão sendo preparados para o mercado de trabalho, obtendo qualificação por meio do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

No sábado, 20 alunos iniciaram no Senai o curso de 80 horas de instalação de painéis solares fotovoltaicos. Ainda no sábado, outros 20 apucaranenses participaram da aula de abertura do curso de manutenção de mecânica industrial do Senai, com 160 horas de duração.

Ontem (2), 20 soldados do 30ª Batalhão de Infantaria Mecanizada começaram o curso de técnicas para garçon, de 40 horas, pelo Senac. As aulas são ministradas no próprio batalhão.

Hoje (3), terá início o curso de manutenção de celular e smartphone, com 20 alunos, pelo Senac. E amanhã será a abertura do curso de operação de retroescavadeira, com 20 participantes. As aulas teóricas são realizadas no Senai e a prática acontece no pátio de máquinas da prefeitura.

O último final de semana também foi marcado por encerramento de curso, o de operação de empilhadeira de pequeno porte. Os 22 alunos que iniciaram essa qualificação pelo Senai receberam o certificado de 16 horas.

“Estamos comprando cursos para o ano inteiro, junto ao Senai, Senac e Sesc, de acordo com as demandas indicadas pelos empresários locais, e ofertando gratuitamente aos trabalhadores”, informa o prefeito Junior da Femac, acrescentando que o foco a garantir maiores chances de inserção no mercado.

O coordenador da Qualificação Total, Luiz Vilas Boas, destaca que a gestão está priorizando a política de oferta de cursos, principalmente no pós-pandemia, para ampliar a empregabilidade, principalmente entre os jovens.