A Prefeitura de Apucarana autorizou hoje (24/1) o início da construção da escola do Residencial Interlagos. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito em exercício Junior da Femac, durante a visita do deputado federal Sérgio Souza (MDB) ao gabinete.
Aguardada há muito tempo pela comunidade, a obra vai beneficiar cerca de 420 crianças com a oferta de turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O valor do investimento é de R$ 4.380.060,12.
“É até difícil segurar as lágrimas, pois a emoção de ver o nosso sonho saindo do papel é muito grande,” afirmou a presidente da Associação de Moradores do Interlagos, Elisabete Souza, que estava acompanhada de diversas lideranças do bairro.
A nova unidade de ensino será construída em terreno de 11,5 mil m2 situado no prolongamento da Rua André Korilo, a poucos metros da Rua Cristiano Kussmaul. O prédio amplo e moderno terá 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de ciências, sala de informática e quadra de esportes coberta e com vestiários.
A parte administrativa será composta pelas salas de direção, coordenação e de professores, secretaria e sanitários específicos para os funcionários. Já o setor de serviços contemplará cozinha, despensa, lavanderia, depósito de materiais de limpeza e refeitório fechado. Serão 3.228,08 m2 de área construída.
O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Luciano Molina, parabenizou o prefeito em exercício Junior da Femac e o prefeito licenciado Beto Preto por terem feito da pasta da educação uma prioridade desde 2013.  “Como professor com mais de trinta anos de carreira, eu fico muito feliz de ver o trabalho maravilhoso que vem sendo feito nas unidades de ensino da nossa cidade,” disse.
A escola do Residencial Interlagos levará o nome de José Domingos Scarpelini, em homenagem ao ex-prefeito de Apucarana que faleceu em março do ano passado.
Dos quase R$ 4,4 milhões que serão aplicados no prédio, R$ 3,5 milhões foram conquistados junto ao governo federal por intermédio do deputado Sérgio Souza (MDB). Os outros R$ 822 mil são a contrapartida do município.
Em nome da secretária municipal de educação Marli Fernandes, que não pode estar presente, a superintendente geral da educação Ana Paula Cunha agradeceu ao deputado pela parceria. “Graças ao seu auxilio, as crianças dessa comunidade finalmente poderão estudar próximo às suas casas, gerando mais segurança e economia para as famílias,” destacou.
“Apucarana é um dos municípios mais endividados do país”, lembrou Júnior da Femac, revelando que a prefeitura paga cerca de R$ 2 milhões ao mês de dívidas deixadas por gestões anteriores. “Com esse montante daria pra fazer uma nova escola a cada bimestre. Nós gostaríamos que a obra tivesse saído antes, mas é difícil diante desse cenário. Obrigado aos moradores do Interlagos pela paciência e peço que vocês nos ajudem agora a fiscalizar a construção”.
O deputado Sérgio Souza parabenizou Apucarana pelos seus 75 anos de história. “A eleição do Ratinho Junior para o governo estadual e a nomeação do prefeito licenciado Beto Preto para a Secretaria de Estado da Saúde são um presente para a cidade. Eu acredito que os dois vão trabalhar com afinco por todas as regiões paranaenses, mas especialmente pelo Vale do Ivaí,” afirmou.
A empreiteira Peace Construtora de Obras Ltda., de Foz do Iguaçu, venceu a licitação e será a responsável pela execução da obra, já a partir da próxima terça-feira, dia 29 de janeiro.
Participaram também da assinatura da ordem de serviço os vereadores Mauro Bertoli, Márcia Sousa, José Airton Deco, Francisley Poim, Marcos da Vila Reis e Lucas Leugi, o pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Monsenhor Roberto Carrara, a diretora geral do Hospital da Providência, irmã Geovana Aparecida Ramos e o representante da Peace Construtora de Obras, engenheiro Carlos Freitas.