Numa cerimônia marcada pela consolidação de uma conquista na saúde pública do município, destacando Apucarana como polo na formação de profissionais da área da saúde, foi realizada ontem (24), no salão nobre da prefeitura, a formatura da 2ª turma do Programa de Residência Multiprofissional da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).
Os 22 profissionais receberam o certificado do curso de pós-graduação de dois anos nas áreas de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, sendo 11 deles de Apucarana. Os demais são procedentes de várias cidades do Paraná, como Arapongas, Cambé, Curitiba, Irati, Rolândia e Londrina, além de Presidente Prudente (SP).
A AMS oferece há 4 anos um programa em Residência Médica e três programas de Residência Multiprofissional: Atenção Básica e Saúde da Família; Saúde Mental; e Enfermagem Obstétrica, com ênfase em Rede Cegonha.
O prefeito em exercício, Junior da Femac, acompanhado da sua esposa Carmen Lúcia Izquierdo Martins, parabenizou os formandos, enfatizando que os programas de residências são uma grande conquista dentro da Autarquia Municipal de Saúde, assegurada na gestão do prefeito Beto Preto.  “Cada um de vocês deu um passo importante na carreira, vocês se diferenciaram concluindo hoje uma etapa do aprendizado dentro de uma autarquia de saúde pública. Agradeço por terem acreditado no trabalho dessa grande equipe que tão bem está conduzindo os programas de residência”, destacou Junior.
A superintendente do Departamento de Educação e Pesquisa em Saúde, Franciele Nogueira Smanioto, falou do empenho e da capacidade da equipe de profissionais que está conduzindo os programas de residências. “Os obstáculos foram e estão sendo vencidos e hoje nosso trabalho é reconhecido por outros programas de residências”, afirmou.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, disse que os programas de residência em Apucarana estão num processo constante de construção. Estamos felizes com o resultado que a atuação dos residentes tem gerado na melhoria do atendimento na rede pública de saúde do município. Os ganhos são muito significantes”, avaliou Kaneta.
O grande responsável por trazer para Apucarana os programas de residências da Autarquia Municipal de Saúde, o prefeito licenciado e secretário de estado da Saúde, Beto Preto, participou da solenidade de formatura ontem à noite. “Estar aqui hoje, formando a segunda turma dos programas de residência multiprofissional é uma satisfação. Quando iniciamos a conversa para montar aqui as residências fomos taxados de malucos. Mas ao longo desses quatro anos foi comprovado que estávamos no caminho certo, nesta grande missão de desenvolver essa política publica de formação de novos profissionais para o SUS”, comemora Beto Preto.
A solenidade de formatura também foi prestigiada pelo vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, e a vereadora Marcia Souza.
Programas entram no 4º ano
Apucarana é um dos poucos municípios que disponibiliza residência multiprofissional e médica no Paraná. O credenciamento dos programas de residência médica e multiprofissional pela Autarquia Municipal de Saúde, junto ao governo federal, foi oficializado em 2016.  São 54 profissionais residentes atuando anualmente, sendo 27 que estão o primeiro ano de residência e 27 no segundo ano.
Todos os residentes atuam na rede pública de saúde como Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na Autarquia Municipal de Saúde, Cisvir, Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil. Eles têm direito a uma bolsa/remuneração mensal de R$ 3.330,43, paga pelo Ministério da Saúde