O Parque Biguaçu, situado próximo ao centro da cidade, vai receber uma série de serviços e obras, a partir da segunda quinzena deste mês. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06/02) pelo prefeito em exercício, Junior da Femac, que vistoriou o parque acompanhado dos secretários Nicolai Cernescu (Gestão Pública), Jaime Gonçalves (Serviços Urbanos), Lafayete Luz (Idepplan) e Laércio de Morais (Governo), além da engenheira Caroline Moreira de Souza representando a Secretaria de Obras.
“Depois de benfeitorias feitas no Parque Jaboti, Parque dos 70 Anos e do Lagoão, além de outros, chegou a vez do Parque Biguaçu, que será totalmente revitalizado e ainda ganhará novos atrativos”, anunciou Junior da Femac. Segundo ele, o Biguaçu irá ganhar uma pista de caminhada, em concreto alisado e com todo o trajeto iluminado.
Conforme argumenta o prefeito, trata-se de uma grande área verde, próxima do centro da cidade, que foi transformada em parque há 40 anos, na gestão do ex-prefeito Mirão. “Assim como foi feito em outras áreas de lazer, nós já tínhamos um planejamento para intervenção no Biguaçu, com recursos economizados na gestão do prefeito Beto Preto”, afirmou.
Ele lembrou ainda que nesta área, já foi reformado e ampliado o CMEI Irmã Dulce; e estão em fase final as obras de melhorias na Escola Dinarte. “O Biguaçu abriga ainda o Parque São Francisco e o Parque da Bíblia, além das canchas de bocha e malha. Tudo isso será revitalizado para servir a família apucaranense”, assinalou Junior.
A reforma total da canalização do Córrego Biguaçu, com paredes de pedra e leito de concreto, será licitada pela prefeitura. O mesmo ocorrerá em relação ao gradil de proteção nas margens do canal.
Conforme anunciou o prefeito, a primeira ação concreta no parque será iniciada tão logo as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos concluam a limpeza das escolas e creches municipais, para o começo do ano levito na próxima semana. “Vamos mobilizar um grande número de operários para roçagem e uma limpeza geral no Biguaçu, com retirada de entulhos, galhos e até mesmo equipamentos deteriorados como as lixeiras e o parque infantil”, informou Junior.
Com relação à futura pista de caminhada do Parque, Junior explicou que existem trilhas feitas com pedras, mas elas não são adequadas para as pessoas, pois possuem desníveis e buracos. “Vamos construir a pista de caminhada em todo o entorno do parque com concreto alisado, para garantir segurança, principalmente para idosos e crianças. Também iremos iluminar toda a pista e outras partes onde a freqüência de pessoas é maior”, revelou.
O secretário Nicolai Cernescu Junior revelou que, a partir da limpeza do parque, será possível fazer um levantamento de material e custo para recuperação do canal. “O edital de licitação para reforma do canal e instalação de gradil deve sair nas próximas semanas”, anunciou.
O prefeito Junior da Femac comentou ainda que a revitalização do Biguaçu deve custar cerca de R$ 350 mil. “É importante lembrar que só neste mês de janeiro a Prefeitura de Apucarana pagou R$ 1,7 milhão em dívidas herdadas de gestões anteriores. E, esse dinheiro daria para revitalizar seis parques do porte do Biguaçu”, frisou.
Clique e ouça o prefeito em exercício Júnior da Femac falando sobre o assunto