Com um histórico de 700 alunos e uma média de 50% de empregabilidade imediata, o Programa Municipal Pré-aprendiz, desenvolvido pelo Centro de Qualificação Total, entra no quarto ano com a oferta de 100 vagas para curso de capacitação destinado a jovens de 14 a 17 anos. As inscrições vão acontecer já na próxima semana, entre os dias 12 e 14, e as aulas iniciam no dia 6 de março.
As 100 vagas disponibilizadas são para o curso ofertado através de um convênio da Secretaria Municipal da Assistência Social, que coordena o Centro de Qualificação Total, e Serviço Social do Comércio (Sesc). Os alunos terão dois dias de aula no Sesc, onde serão capacitados pelo Projeto Futuro Integral que inclui a matéria de “Letramento e Raciocínio Lógico”, “curso básico de informática de 96 horas”, além de “iniciação esportiva”.
O cronograma semanal será complementado por um terceiro dia de aula, desta vez no Centro de Qualificação Total, com aulas de capacitação de empregabilidade, que ensina, por exemplo, como se comportar durante entrevista de emprego e em uma empresa, elaboração de currículo, entre outras orientações.
As atividades do Programa Pré-aprendiz para este começo de ano foram apresentadas para o prefeito em exercício, Junior da Femac, em reunião realizada hoje no gabinete municipal. Participaram do encontro a secretária da Assistência Social, Ana Paula Nazarko; a diretora do Sesc, Andréia Rinaldo; o diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas, que esteve acompanhado do coordenador do centro, Dorival Miguel da Silva; e a vereadora Marcia Sousa.
“Contem com a prefeitura sempre. A gestão Beto Preto priorizou a capacitação de pessoas, do aprendizado profissional. Apucarana formou, desde 2013, mais de 15 mil pessoas em cursos profissionalizantes e de qualificação, o que equivale a mais de 10% da população, uma marca histórica na preparação para o mercado de trabalho. Vamos comprar mais cursos para dar continuidade a esse grande incentivo de formação profissional a nossa população”, adiantou Junior da Femac.
Junior da Femac faz um apelo aos empresários para que ofereçam uma oportunidade de emprego aos jovens que participam do Pré-aprendiz. “Esses jovens saem do curso com uma qualificação diferenciada e muita vontade de trabalhar”, destacou o prefeito em exercício.
Os interessados em fazer parte do programa Pré-aprendiz 2019 devem se inscrever entre os dias 12 e 15 de fevereiro, entre 8h30 e 16h30, no Centro de Qualificação Total, localizado na Rua Ouro Verde, 300, Jardim América. Telefone é o 3426-7241.  Devem levar os documentos (RG e CPF) e uma declaração que são alunos de escola pública.
A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, lembra que o Programa Pré-Aprendiz foi criado pela Prefeitura de Apucarana em 2013, a pedido do prefeito licenciado Beto Preto, visando à inserção de jovens no mercado de trabalho.
Clique e ouça esta matéria
Luiz Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total
Andreia Rinaldo- gerente SESC Apucarana