O Dia do Contador foi comemorado hoje com um evento do Sesc de Apucarana, reunindo profissionais da cidade, autoridades e representantes de entidades da categoria. A homenagem foi prestigiada pelo prefeito Junior da Femac; pela presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção; presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviço de Apucarana (ACIA), Wanderlei Faganello;  presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, Paulino José de Oliveira; presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana, José Carlos da Silva; diretores de faculdade, entre outros.

Junior da Femac enalteceu a categoria. “O trabalho de vocês é de fundamental importância para o desenvolvimento de Apucarana”, destacou o prefeito. Durante a comemoração foi homenageado o contador e professor da Unespar, José Antonio Mori. “Realizamos este evento pelo 5º ano consecutivo, numa demonstração de harmonia entre as entidades”, afirmou Aída Assunção.

De acordo com o Sindicato dos Contabilistas de Apucarana, na cidade existem cerca de 90 escritórios de contabilidade. A homenagem aos contadores foi promovida pelo SIVANA, Sindicato dos Contabilistas de Apucarana e Fecomércio.

O Dia do Contador é comemorado no dia 22 de setembro, em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade no país.