Gerentes de agências bancárias e cooperativas de crédito de Apucarana participaram nesta quarta-feira (10/03), no gabinete municipal, de uma reunião com o prefeito Júnior da Femac para debater reforço nas medidas preventivas ao novo coronavírus (Covid-19). Diante da escalada de casos e óbitos da doença, considerado o pior momento da pandemia no território nacional, na terça-feira (09/03) Júnior já havia se reunido com proprietários e gerentes dos principais estabelecimentos mercadistas da cidade para repassar a necessidade de cumprimento de todos os pontos do decreto municipal nº 150/2020, que dispõem sobre as medidas de enfrentamento da “Situação de Emergência em Saúde Pública” no Município em função da Covid-19.

Um “serviço essencial”, as instituições financeiras têm registrado aglomeração de clientes, especialmente do lado externo das agências. O gerente da agência do Banco do Brasil, Paulo Henrique Dornella, enalteceu o diálogo com o prefeito. “Como representantes do segmento bancário, temos essa responsabilidade de manter as medidas preventivas, repassando aos nossos funcionários e clientes quão sério é o atual momento em relação ao risco de contágio. O prefeito pode contar com todos nós, estamos mobilizados para fazer o melhor em prol da saúde em nossa cidade”, disse Dornella.

Entre as medidas preventivas reforçadas pelo prefeito Júnior da Femac estão a necessidade de que os funcionários e clientes permaneçam todo o tempo de máscara, controle do acesso do número de clientes no interior das agências – limitando a uma pessoa a cada 5 metros quadrados – , no caso de filas, respeito ao distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre cada pessoa, oferta de álcool em gel aos funcionários e clientes, além de higienização constante do mobiliário e áreas de uso comum.

“Já conversei com a rede mercadista, estou dialogando com vocês da rede bancária e vou fazer o mesmo com o transporte coletivo, que estão entre os serviços essenciais que mais aglomeram. É importante que me ajudem a explicar para a população que vivemos uma situação bem grave, diferente das demais “ondas” desde o início da pandemia. Pela projeção, se não fizermos nada, pelo menos mais 60 pessoas vão morrer até o final deste mês em Apucarana”, alertou o prefeito, relatando a maior transmissibilidade e agressividade no contágio da variante da Covid-19 (cepa de Manaus), que já representa 70% do número de contaminados.

Júnior frisou que nos dez primeiros dias do mês o número de confirmações positivas da doença atingiu uma média de 70 casos por dia em Apucarana. “A quantidade de pessoas que procuram o Pronto Atendimento do Coronavírus triplicou, passando a ser de cerca de 150 a 200 pessoas por dia. A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está monitorando mais de 1.300 pessoas com Covid, das quais 119 estão recebendo oxigênio nas próprias casas. E, a cada dia, há uma média de 70 novas confirmações, o que significa que até o final do mês poderemos ter mais de 1.400 pessoas com a doença e até 60 novos óbitos”, projeta o prefeito de Apucarana.

Desde o início da pandemia, mais de 7 mil apucaranenses já testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19) e 167 óbitos foram registrados até a tarde de quarta-feira (10/03).