Foi inaugurada, na manhã desta quarta-feira (10/3), uma exposição de mosaicos da artista Roseli Mileski no saguão do Cine Teatro Fênix, o mais importante equipamento cultural  de Apucarana e que recentemente passou por obras de reforma e ampliação. A exposição integra a programação da campanha “Fazendo gênero”, em comemoração ao Mês da Mulher. A mosaicista é integrante da Rede de Mulheres Solidárias, do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da secretaria da Mulher e Assuntos da Família.

A exposição tornou-se possível por uma parceria entre as secretarias de Cultura e da Mulher. “Os trabalhos são expostos para um público amplo e diferente daquele que frequenta o Espaço Mulher, onde são comercializados e expostos, permanentemente, os trabalhos da mosaicista”, disse Eliana Rocha, superintendente da secretaria da Mulher. “A partir do dia 23 de março uma outra artista, que pinta quadros, também das Mulheres Solidárias, vai expor o trabalho dela. Depois teremos a oportunidade de mostrar os trabalhos das artesãs solidárias, na mostra que virá para suceder a exposição da artista plástica”, ressaltou.

Maria Agar, secretária de Cultura, explicou que desde janeiro o hall do Cine Teatro é ocupado com exposições artísticas. “Nós fazemos o cartão do expositor, caso ele não tenha, e o ajudamos a divulgar seu trabalho, a estimular a produção artística em nossa cidade, valorizando o artista local”, afirmou. “O Cine Teatro é um espaço público e gratuito e recebe muitas pessoas diariamente. Seguimos todo o protocolo de biossegurança recomendado pela Autarquia de Saúde: não é permitida a entrada sem máscara, temos álcool gel e nos preocupamos em não haver aglomeração.”

 Expressão artístico-terapêutica

Roseli Mileski está expondo cerca de 20 mosaicos, resultado de três anos de trabalho, segundo estimativa da própria artista. Ela conta que se aposentou do serviço público no Rio de Janeiro e resolveu voltar para sua terra natal. Fez um curso e começou, há sete anos, a produzir as peças de mosaico por lazer, e não imaginaria que fossem ter a aceitação que têm. “Sou uma pessoa muito agitada, não consigo ficar parada. Então à noite, quando assisto televisão, faço meus mosaicos. É não só uma atividade artística, mas também uma atividade terapêutica para mim”, explicou.

Ela conheceu a economia solidária por meio de uma prima. Inscreveu-se no programa, participou de uma capacitação – condição indispensável para integrar a Rede de Mulheres Solidárias – e começou a expor seu trabalho no Espaço Mulher. O Programa Municipal de Economia Solidária dispõe hoje de 15 espaços de comercialização de produtos espalhados pela cidade.

Para a secretária da Mulher Denise Canesin, a exposição em um espaço público prestigia o trabalho do artista. “Nossas empreendedoras artistas, da Rede de Mulheres Solidárias, tornam uma de nossas principais missões realidade, fazem com que um dos objetivos principais da nossa secretaria seja cumprido: empoderar as mulheres que lutam por um mundo mais igualitário, oferecer a elas a liderança e o protagonismo da própria vida.” Denise afirma que o modelo de economia solidária de Apucarana, que hoje inspira municípios do Estado do Paraná, consegue gerar trabalho e renda às empreendedoras. “Elas aliam talento a amor e dedicação e, além de gerarem trabalho e renda, resgatam a saúde emocional da mulher e, com isso, melhora a autoestima, fica mais fácil ser feliz. ”

Publicações Recomendadas