Diante do avanço do número de casos, que chegou a uma média de 70 confirmações por dia, o prefeito Junior da Femac solicitou ao Hospital da Providência estudos para aumentar ainda mais a quantidade de leitos de UTI exclusivo para pacientes com Covid. A avaliação é de que o número de leitos, que era de seis no início da pandemia e hoje já é de 23, poderá não ser suficiente para a atual fase de enfrentamento da doença.

O assunto foi discutido nesta quarta-feira (10/03) pelo prefeito com a irmã Geovana Ramos, diretora-geral do hospital, e com Guilherme Borges, diretor-executivo do Providência. Também estiveram presentes o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital e os secretários municipais de Saúde, Roberto Kaneta, e de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior.

Junior da Femac apresentou diversos números do atual estágio da pandemia para embasar a solicitação. “A quantidade de pessoas que procuram o Pronto Atendimento do Coronavírus triplicou, passando a ser de cerca de 150 a 200 pessoas por dia. A Autarquia Municipal de Saúde está monitorando mais de 1.300 pessoas com Covid, das quais 119 estão recebendo oxigênio nas próprias casas. E, a cada dia, há uma média de 70 novas confirmações, o que significa que até o final do mês deveremos ter mais de 1.400 pessoas com a doença”, projeta o prefeito de Apucarana.

A diretora-geral do Hospital da Providência trouxe outro dado que confirma a preocupante situação do atual estágio da doença. “Fazíamos a reposição dos tanques de oxigênio a cada semana, depois passamos a fazer a cada quatro dias e agora estamos tendo que repor a cada dois dias”, reforça a irmã Geovana.

Desde o início da pandemia, o Hospital vem gradativamente aumentando o número de leitos de UTI e de enfermaria. “Começamos com seis leitos de UTI, depois passamos para 10, na sequência para 14, em seguida para 20 e mais recentemente para 23. Temos ainda quatro leitos extras do semi-intensivo e agora, atendendo pedido do prefeito, vamos fazer um estudo das equipes e equipamentos para verificar a possibilidade de aumentar ainda mais esses leitos”, reitera a irmã Geovana.

Com a vacinação dos idosos e a circulação da variante do coronavírus, o perfil dos internados vem se modificando. “Vem caindo a média de idade dos internados e pessoas mais jovens estão cada vez mais ocupando os leitos destinados para a Covid”, observa a irmã Geovana, reafirmando a importância do Pronto Atendimento do Coronavírus. “Se esse espaço não tivesse sido implantado no começo da pandemia, Apucarana estaria vivendo o caos, pois ele permite que o hospital trabalhe com os pacientes mais graves”, frisa a diretora do Providência.

O prefeito de Apucarana afirma que, assim como os profissionais da saúde, a população também tem um importante papel a desempenhar. “Pedimos novamente para que as pessoas se mantenham firmes e continuem seguindo à risca os protocolos, usando máscara, álcool gel e evitando aglomerações”, solicita, informando ainda que 5.611 pessoas foram vacinadas até agora, outras cerca de 7 mil já testaram positivo para o coronavírus e 167 óbitos foram registrados.