O aniversário de Apucarana não vai passar em branco. Os 77 anos de emancipação política e administrativa de Apucarana em relação à cidade de Londrina, celebrado em 28 de janeiro, terá uma programação adaptada ao “novo normal”, com eventos que atendem às recomendações das autoridades de saúde em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Com o veto de atividades que geram aglomeração como shows artísticos, feira gastronômica, corrida pedestre e apresentações artísticas, uma agenda comemorativa com celebrações religiosas (cultos e missas), shows virtuais (lives) com artistas locais que serão transmitidas pelas redes sociais da prefeitura e atos institucionais, com produção de vídeo resgatando a história da cidade desde sua fundação até os dias atuais, e entrega de obras públicas apenas com participação de agentes públicos, começou a ser definida nesta terça-feira (12/01) pelo prefeito Júnior da Femac, em conjunto com membros da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur) e Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego.

Antes de deliberar pelos eventos que seriam promovidos, Júnior ouviu parecer de cada técnico municipal presente, que foram unânimes na impossibilidade de se promover uma programação festiva tradicional. “O aniversário de Apucarana merece ser sempre lembrado com muito carinho e amor, mas todos sabemos que o quadro atual pede que nos cuidemos ainda mais neste momento. É hora de precaução e seriedade. O país registra nova subida do número de casos, reflexo das aglomerações do final do ano, e por isso é fundamental que neste ano celebremos o aniversário da cidade de forma responsável. Será uma programação da “Fé, da Esperança e da Confiança” de que que vamos vencer o coronavírus”, disse o prefeito Júnior da Femac.

Júnior frisa que a vacinação contra a Covid-19 também deve ter início na semana do aniversário. “Estamos trabalhando arduamente juntamente com o Governo Estadual para isso e, se confirmado, será um grande presente para a cidade, já atendendo os primeiros públicos-alvos definidos pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito.

Com a delimitação dos tipos de eventos liberados para a grade comemorativa, a equipe municipal vai agora compor a programação com dias, locais e horários das atividades. “Assim que definido, faremos ampla divulgação para que todos possam celebrar os 77 anos de Apucarana”, disse Júnior da Femac.

Participaram da reunião o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital, o diretor-presidente da AMS e secretário Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, o vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, a secretária Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), professora Maria Agar Borba, o superintendente da Chefia de Gabinete e responsável pelo Turismo Municipal, Andréia Rinaldo, o coordenador Municipal de Turismo Religioso, Mário Felipe Rodrigues, o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, o superintendente da Indústria e Comércio, Adan Lenharo e o diretor de Indústria e Comércio, Joaquim Rosina.