Secretaria de Esportes de Apucarana realiza oficina de dança

A Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana comunica que serão realizadas no Centro da Juventude Alex Mazaron (Ceja) e no Centro do Idoso, as oficinas de dança com condicionamento e alongamento, com as atividades sendo ministradas pela professora Paloma Araújo.

No Centro da Juventude, no Jardim Diamantina, as aulas acontecerão as segundas-feiras, às 14 horas, e as terças e quintas-feiras, a partir das 8 horas. A aula inaugural será no dia 28 de março. Já no Centro do Idoso, no Jardim Aeroporto, as atividades ocorrerão as quartas e sextas-feiras, às 8 horas, e também às 14 horas. A primeira aula está marcada para o dia 30 de março.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, disse que é mais uma atividade que inicia no município em 2022. “As aulas são abertas para mulheres acima de 45 anos, com a oficina ofertando bem estar, lazer e saúde para as alunas. A atividade tem o incentivo e o apoio do prefeito Junior da Femac”, comenta o professor Grillo.

Mais informações da Oficina de Dança podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes, anexa ao Centro da Juventude, na rua Piratininga, 464, no Jardim Diamantina, ou pelo telefone 3422-5184, em horário comercial.

Prefeito lamenta morte do ex-atleta Santo Trevisan

O prefeito Junior da Femac emitiu hoje nota de pesar pelo falecimento do ex-atleta Santo Trevisan.  “Lamentamos a perda do ex-corredor Santo Trevisan, que como atleta brilhou e representou muito bem a nossa cidade. O seu Santo era um apaixonado pelo atletismo e pelo pedestrianismo, conquistando muitos troféus e medalhas para Apucarana. Nossos sentimentos aos familiares e que Deus conforte a todos neste momento”, manifestou o prefeito Junior da Femac.

Com mais de 500 troféus e três mil medalhas, Santo Trevisan, 90 anos, desde 1974 era uma das principais atrações da tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro. A sua última participação nesta corrida foi em 2016, com uma bengala para se apoiar.

Paulista de Jaú, ele defendeu as equipes da Autarquia Municipal de Esportes de Apucarana (AMEA), de 1977 a 1982, e do Departamento de Esportes da Prefeitura de Apucarana (DEPA) de 1983 a 1988. Por último atuou pela equipe Pé Vermelho.

Além das provas de 5 e de 10 Km, Santo participou de competições de marcha atlética, meia maratona e maratona. Por treze vezes disputou a Corrida Internacional de São Silvestre em São Paulo, e representou Apucarana também nos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s) e nos Jogos Abertos do Vale do Ivaí (JAVI´s).

Santo Trevisan será velado na Capela Mortuária Central e sepultado nesta sexta-feira (18/03), às 11 horas, no Cemitério Cristo Rei.

Prefeitura de Apucarana seleciona estagiários de nível superior

Acadêmicos de cursos superiores nas áreas de engenharia civil, secretariado, administração e computação podem estagiar na Prefeitura de Apucarana. Os interessados em concorrer a uma vaga devem encaminhar currículo para o e-mail srhestagios@gmail.com.

A informação do cadastramento foi confirmada nesta quarta-feira (16/03) pelo prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, os acadêmicos selecionados serão integrados ao estágio por intermédio do Centro de Integração Empresa-Escola de Apucarana (CIEE – Apucarana). “Através do estágio, o estudante terá a oportunidade de atuar na sua área de aprendizado, vivenciando na prática a rotina diária da profissão”, destaca o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Gestão Pública, através da Superintendência de Recursos Humanos, a carga horária de estágio será de seis horas diárias, com direito a bolsa auxílio de R$717,92 mais R$80 em auxílio transporte, totalizando R$797,92.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser dirimidas junto ao RH da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo telefone 3422-4000 – ramal 430.

Nível médio – O prefeito Júnior da Femac lembra que nesta semana foi retomado o processo de convocação dos aprovados no teste seletivo para o Programa de Aprendizagem na Administração Pública Municipal (Aprende). Realizado em fevereiro de 2020, o certame estava suspenso por causa da pandemia do coronavírus. “Os aprovados têm agora até o dia 31 de março para preencher o termo de manifestação de interesse”, alerta o prefeito.

O formulário, que está disponível no site da Prefeitura e deve ser preenchido eletronicamente, é uma das etapas necessárias para a continuidade do processo de seleção e a posterior assinatura do contrato de aprendizagem. Mais de mil jovens, com idade entre 14 e 18 anos, fizeram o teste seletivo, concorrendo as 50 vagas de aprendiz disponibilizadas. “O Aprende foi idealizado pelo diretor do Fórum da Justiça do Trabalho, juiz Maurício Mazur, e encampado pela prefeitura com apoio da Câmara de Vereadores”, conclui Júnior da Femac.

Apucarana conquista curso técnico em administração do Senai

A população de baixa renda de Apucarana terá a oportunidade de estudar gratuitamente o curso técnico em administração do Senai, através de uma parceria com a Prefeitura. O curso, que oferece 35 vagas, é na modalidade semipresencial e terá duração de um ano e seis meses. As inscrições para o teste seletivo poderão ser  feitas já a partir desta quinta-feira (17/03).

A conquista do curso foi confirmada pelo prefeito Junior da Femac, após reunião com Victor Cunha, gerente regional de Educação do Senai, Rafael Gonçalves, gerente regional comercial, e Daniele Cristina Araujo, executiva de vendas do Senai. Também participaram da reunião o secretário municipal de Indústria, Comércio e do Emprego, Edison Estrope, que estava acompanhado do superintendente da pasta, Adan Lenharo.

De acordo com o prefeito Junior da Femac, o curso técnico de administração é bastante requisitado no mercado. “O curso capacitará os estudantes para o desenvolvimento de atividades administrativas e até a coordenação operacional de equipes nos setores de produção e serviços”, frisa Junior da Femac.

O curso técnico levará aos estudantes conhecimentos em administração, vendas, logística, finanças e planejamento estratégico para executar ações relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques, podendo o profissional ser também um dos responsáveis pela formação de equipes e contribuir para melhorar a produtividade das empresas.

Victor Cunha, gerente regional de Educação do Senai, informa que o curso prevê aulas presenciais uma vez por semana. “Buscando facilitar o acesso, definimos que o melhor dia será no sábado, no período das 8 às 12 horas, nas dependências do Senai”, informa Cunha.

Os interessados em participar do teste seletivo deverão ter concluído ou estar estudando o Ensino Médio, além de estarem inscritos no CadÚnico.

TESTE SELETIVO – O teste seletivo acontecerá no dia 26 de março, no período das 8 às 12 horas, no Senai. As inscrições para o teste podem ser feitas, presencialmente, em três locais: no Senai, localizado na Avenida Aviação 1851 (informações pelo telefone 3420-5300, com a Adelita); na Secretaria de Indústria e Comércio, situada na Rua Lapa, ao lado da Prefeitura (informações no telefone 3422-3000, com Bruno); e no Centro de Qualificação Total, localizado na Rua Ouro Verde, 300, no Jardim América (informações no telefone 3426-7241 com Luiz Vilas Boas). Os interessados também podem fazer a inscrição remotamente, solicitando o formulário pelo e-mail adelita.barreto@sistemafiep.org.br ou pelo WhatsApp 4399989-8424.

 Podem se inscrever no teste seletivo:

  1. a) Oriundos de escola pública; ou
  2. b) Bolsistas 100% em instituições privadas; ou
  3. c) Trabalhadores e dependentes de trabalhadores de baixa renda que, preferencialmente, sejam matriculados na educação básica e continuada; ou
  4. d) Beneficiários de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos; ou
  5. e) Alunos regularmente matriculados na educação básica, na condição de articulação curricular com educação profissional; ou
  6. f) Registrados ou membros de família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, regulamentado pelo Decreto nº 6.135/2007.

Nova terceirizada intensifica limpeza de lotes baldios em Apucarana

Os trabalhos de roçagem e limpeza de lotes urbanos não edificados em situação de abandono seguem em Apucarana. Nesta semana, uma nova empresa contratada pelo município assumiu os serviços, que já chegaram a mais de 500 terrenos desde meados de janeiro, quando finalizou o prazo legal concedido pelo município para que os proprietários realizassem a limpeza por conta própria.

As regiões do Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo e trechos da BR-369, entrada da cidade para quem vem de Londrina, são as primeiras atendidas pela nova terceirizada. O contrato estabelecido com a L.C. da Silva Serviços Ltda, de Apucarana, mediante ata de registro de preço, prevê a roçagem de mais de um milhão de metros quadrados (1.100.000 m²), com investimento na ordem de R$110.110,00, em recursos municipais. “A prestação de serviços licitada estabelece roçagem de terrenos particulares com coleta, remoção e destinação adequada do resíduo”, informa o prefeito Júnior da Femac.

Além dos transtornos causados à vizinhança, o prefeito relata que a presença do mato e o acumulo de lixo em terrenos urbanos é ambiente propício à proliferação de insetos nocivos à saúde, como o mosquito transmissor da dengue. “A prefeitura tem feito a sua parte, investindo recursos públicos na limpeza e conservação dos próprios públicos, como escolas, cmeis, unidades de saúde, parques e praças, e conta com a colaboração dos proprietários de terrenos para que também conservem o bem particular, mantendo-o limpo ao longo de todo o ano”, solicitou o prefeito, que fiscaliza de perto o início das operações da nova terceirizada.

O contrato estabelecido pelo município também exige que a empresa opere diariamente com equipe mínima de 10 operários. Os custos do serviço realizado pela empresa, de acordo com a regulamentação legal, são cobrados do proprietário do terreno. “Os serviços de roçagem e limpeza estão regulamentados pelo decreto em R$1,47 o metro quadrado e a retirada de entulhos em R$199,88 por viagem de caminhão. Em caso da necessidade do uso de pá-carregadeira, o valor estipulado é de R$219,68 por hora trabalhada. Já os serviços de desbaste de toco, R$157,80 a hora trabalhada”, informa Mauro Toshio Kitano, superintendente da Secretaria de Serviços Públicos.

O cronograma de trabalho fixado pelo município prevê verificação de lotes urbanos em todas as regiões. “É um trabalho continuo, que é mais intenso neste período do ano onde o clima favorece o crescimento mais rápido do mato, mas que é realizado ao longo de todos os meses”, assinala Toshio. Ele informa que a empresa apucaranense, L.C. da Silva Serviços Ltda., também venceu a licitação, na modalidade registro de preço, para execução da limpeza das áreas públicas, totalizando 2,8 milhões de metros quadrados e um investimento na ordem de R$280.280,00. “Assim como o contrato para limpeza de terrenos particulares, este também tem vigência de 12 meses”, conclui.

Linha férrea – Na semana passada, em reunião remota com dirigentes da empresa em Curitiba, o prefeito Júnior da Femac cobrou da Rumo Logística, companhia ferroviária responsável pela malha e trânsito de trens que passam por Apucarana, um trabalho mais intensivo no tocante à roçagem das faixa de domínio de responsabilidade da concessionária. “Em Apucarana, a linha férrea passa por muitos bairros, são diversas passagens e pedimos uma atenção maior da Rumo neste sentido”, relata o prefeito de Apucarana.

Em resposta, o coordenador de Relações Institucionais e Governamentais, Marcelo Fiedler, afirmou a questão é um problema que a Rumo Logística enfrenta em toda a sua área de atuação. “Isso ocorre, sobretudo, devido à legislação, que exige que o trabalho seja executado de forma manual, sem o uso de maquinários ou produtos químicos. Com isso, nossa equipe de manutenção mal sai da cidade e o mato já está crescendo novamente, mas vamos fazer o possível para atender Apucarana nos próximos dias, sobretudo junto aos trechos mais críticos indicados pela prefeitura”, disse Fiedler.

Apucarana confirma oito casos de Covid-19 nesta quarta-feira

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou oito casos de Covid-19 nesta quarta-feira (16) em Apucarana. O município segue com 545 mortes e soma agora 33.505 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Os novos casos confirmados são de 3 mulheres e 5 homens. Segundo boletim da AMS, o município tem mais 19 suspeitas em investigação.

Já foram testadas 94.966 pessoas, sendo 64.772 em testes rápidos, 26.557 pelo Lacen (RT-PCR) e 3.637 por laboratórios particulares (RT-PCR).

Um paciente do município está internado no Hospital da Providência com o diagnóstico de Covid-19.

Pais e alunos aprovam a merenda servida na rede municipal de Apucarana

O Departamento de Alimentação Escolar, da Autarquia de Educação, serve diariamente 37 mil refeições nos 23 centros infantis (CMEIs) e 35 escolas que compõem a rede municipal de Apucarana. Preparados por nutricionistas, os cardápios são específicos para cada faixa etária e seguem as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O prefeito Junior da Femac destaca que as famílias podem acompanhar as refeições que são oferecidas às crianças por meio do site oficial do município (www.apucarana.pr.gov.br). “A nossa equipe publica os cardápios da merenda no início de cada mês. Eu peço que os pais perguntem sempre aos seus filhos o que eles estão comendo nas unidades de ensino e comparem com os menus que são divulgados. Caso encontrem alguma disparidade, a orientação é que vocês entrem em contato com o Departamento de Alimentação Escolar por meio do telefone 3308-1699. A transparência nas ações é prioridade na minha gestão”, disse.

Mãe de um aluno matriculado na Escola Municipal José Brazil Camargo, Érica Regina da Silva Pereira acompanha sistematicamente a alimentação que seu filho recebe. “Como tem intolerância à lactose, meu filho não pode comer qualquer produto. Então, eu tenho o costume de perguntar a ele todos os dias o que foi servido. A merenda é ótima! A escola garante pães, cookies, suco de soja e leite sem lactose para as crianças com esse tipo de restrição alimentar,” afirmou.

A secretária de educação, Marli Fernandes, explica que uma alimentação saudável e balanceada é fator fundamental para o pleno desenvolvimento, físico e cognitivo, das crianças. “Por isso, os cardápios da merenda escolar priorizam alimentos com alto teor nutricional, como frutas, verduras e legumes frescos. As crianças gostam bastante quando são servidas peras, uvas e goiabas. As hortaliças são compradas diretamente da agricultura familiar, beneficiando também os pequenos produtores locais,” frisou.

Larissa Gomes de Lima é outra mãe que tem o hábito de acompanhar diariamente a alimentação que seu filho consome no CMEI Luiz Aníbal Matiuzzi. “O que a creche serve realmente está de acordo com o que é publicado no site. O cardápio é bem rico e variado, com frutas, carnes e leite. A Autarquia de Educação está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo,” congratulou.

Os alunos também aprovam a alimentação da rede municipal de educação de Apucarana. “Eu gosto especialmente quando tem macarrão com carne moída no almoço. É uma delícia! Eu também adoro as frutas, como melão, melancia e banana”, disse a aluna Yasmin Vieira Vivan, da turma de 5º ano, da Escola Municipal Augusto Weyand.

“O meu prato preferido é o arroz doce. Além disso, gosto quando tem pão com requeijão, bolo de fubá e bolacha Maria. No almoço, a polenta, o frango e os ovos são muito bons,” acrescentou a aluna Giovana Gabriele da Luz Nascimento, do 3º ano, da Escola Municipal José Brazil Camargo.

Programa Horta Solidária amplia doações para instituições

A unidade-piloto do Programa Municipal de Hortas Solidárias, localizada no Espaço Empreender que ocupa uma área do antigo IBC da Vila Nova, ampliou a partir de hoje (16) o número de instituições beneficiadas com a entrega de hortaliças e legumes. O Lar Sagrada Família se somou a duas ONGs que já recebem, há cerca de um ano, doações semanais a partir da produção da horta.

“É uma ajuda significativa. Os produtos que estamos recebendo aqui são de primeira necessidade dentro da nossa instituição, onde precisamos manter um prato bonito e colorido para nossas crianças. Essa doação é uma economia que é transformada em tijolo e areia para nossas construções”, afirma o coordenador do Lar Sagrada Família, Valmir Alves de Souza.

Para a secretaria municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, o aumento produção da horta solidária do Espaço Empreender permitiu que mais uma instituição fosse beneficiada. “Esse é um programa municipal que tem como princípios a geração de renda para os horticultores, a terapia ocupacional e doações para instituições. Dentro das hortas têm pessoas com mais de 60 anos, com benefícios voltados tanto ao físico como emocional”, avalia Denise.

A horta solidária do Espaço Empreender começou a ser cultivada em julho de 2020 e têm 17 famílias inseridas as quais utilizam da produção para consumo próprio e comercialização. “Uma parte das doações também é retirada dos canteiros desses horticultores. É uma contribuição coletiva”, observa a superintendente da Secretaria da Mulher, Bete Berton, acrescentando que o Projeto Renascer também participa do programa produzindo para o consumo da instituição. A comercialização da produção da horta está aberta à comunidade, no horário de 8 as 17 horas.

A coordenadora do Programa Municipal de Horta Solidária, Maura Fernandes, informa que as outras duas instituições beneficiadas pelas doações são a ONG Maria Marta, uma casa de acolhida de famílias em situação vulnerável, e a ONG Fogo e Paz, da paróquia da Vila Reis, que distribuiu sopa para moradores de rua. “Agora são três instituições atendidas com alface, couve, almeirão, cheiro verde, beterraba, chuchu entre outras hortaliças e legumes”, informa Maura.

Incentivador da iniciativa, o prefeito Junior da Femac destaca que “além da produção de alimentos saudáveis, este programa de hortas urbanas visa atender o ser humano, tornando-se ambientes de interação social, acolhimento, geração de renda e, sobretudo, promoção da saúde física e mental. As hortas solidárias contribuem de forma terapêutica para uma melhor qualidade de vida das pessoas envolvidas.”

O Programa Municipal de Horta Solidária faz parte do Programa Municipal de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. Somando a do Espaço Empreender, também contam com uma unidade de horta solidária as UBSs Maria do Café (Jardim Ponta Grossa), que foi a pioneira entre as unidades de saúde, Vila Rural Nova Ucrânia, Bolivar Pavão (Jardim América) e Ruth Eugênio da Silva (Recanto Mundo Novo/ Núcleo Vale Verde).

Apucarana contrata 137 professores e servidores para a rede municipal de educação

O prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes recepcionaram, no final da tarde de hoje (15/3), no Cine Teatro Fênix, os 137 profissionais que estão sendo contratados para reforçar as equipes dos 23 centros infantis e 35 escolas da rede municipal de Apucarana. Todos foram aprovados previamente em concurso público.

De acordo com a secretária de educação Marli Fernandes, o grupo de novos profissionais inclui 92 professores, 32 assistentes infantis, 7 auxiliares de serviços gerais e 6 assistentes administrativos.

“Devido à lei complementar federal nº 173/2020, que proibiu os órgãos públicos de aumentarem suas despesas durante o período de pandemia, nós fizemos apenas admissões pontuais de servidores nos últimos dois anos. As convocações atuais vão suprir a nossa demanda por recursos humanos,” explicou a secretária.

A vigência da lei nº 173/2020 expirou em 31 de dezembro de 2021. Desde então, a Autarquia Municipal de Educação já publicou treze editais de convocação de aprovados em concurso público.

No discurso de boas-vindas, o prefeito Junior da Femac destacou o seu apreço pelos profissionais da educação e pediu o comprometimento dos novos servidores com a formação dos mais de doze mil alunos matriculados na rede municipal de Apucarana.

“É importante vocês compreendam que nós estamos confiando o nosso bem mais precioso – as nossas crianças – em suas mãos. Vocês serão responsáveis por formar as futuras gerações que comandarão a cidade. Cada um pode a fazer a diferença no seu local de trabalho. Desejo que tenham muito sucesso nesta jornada,” disse o prefeito.

Durante o ato no Cine Teatro Fênix, os novos profissionais assinaram os seus termos de posse e exercício do cargo. Eles também receberam os uniformes (jalecos) que deverão utilizar no desenvolvimento das suas atividades junto aos centros infantis e escolas.

Ambulatório de Dermatologia realiza 28 mil atendimento em 3 anos

Somando 28 mil atendimentos prestados aos apucaranenses, o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica – da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS) completou neste mês 3 anos de funcionamento. Inaugurado do dia 8 de março de 2019 com mais de dois mil pacientes a espera de consultas na área dermatologia, esse serviço na saúde pública municipal celebra o terceiro aniversário com a fila de espera zerada.

Com a presença do prefeito Junior da Femac e do vice-prefeito Paulo Vital, a comemoração da data reuniu a coordenadora do ambulatório, Lígia Martin, os residentes, médicos e enfermeiros que atuam no setor. “Superamos todas as expectativas, vencemos todas as dificuldades, ofertamos um serviço de qualidade à população e temos a meta de ampliar os serviços”, avalia Lígia Martin.

“Estamos aqui para agradecer vocês. Com quase 28 mil atendimentos em 3 anos, o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas tornou-se uma referência para todo o Paraná e para o Brasil. Vocês, residentes, estão ligados a uma iniciativa de sucesso”, afirma Junior da Femac.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, destaca que o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica  da AMS tem credenciamento definitivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “São muitas conquistas em 3 anos. A estrutura do laboratório nos permitiu também zerar  a fila de pequenas cirurgias da Autarquia Municipal de Saúde”, exemplifica Bachiega.

Bachiega detalha que desde março de 2019, a ambulatório de dermatologia realizou 20.613 consultas, 2.047 sessões de fototerapia, 3.896 pequenas cirurgias, e 1.093 outros procedimentos.

Idealizado e implantado na gestão municipal Beto Preto e Junior da Femac, o ambulatório, além de um serviço público, é o campo de estudo e atuação dos residentes do Programa de Residência Médica, na especialidade de Dermatologia, da AMS. Já foram concluídas duas turmas, formando 4 especialistas em dermatologia. Em 2022 iniciou a terceira turma, com dois novos residentes.

Funcionando no primeiro andar da AMS, o Ambulatório de Dermatologia possui seis consultórios médicos; duas salas de pequenas cirurgias, com vestiário e sala de espera exclusiva; central de material esterilizado; e sala de fototerapia com vestiário. Os equipamentos são de última geração, incluindo a câmara de fototerapia.

A equipe é formada por 6 residentes, 5 dermatologistas, um cirurgião plástico, um cirurgião dermatológico com formação em dermatoscopia, um cirurgião oncológico, um patologista e uma micologista, uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem.