Na tarde desta quinta-feira (24/07), o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou a cerimônia de premiação da campanha de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”. Apucarana mais uma vez se destacou na competição, conquistando sete prêmios nas categorias Município, Equipe e Pessoa Física.
Nesta quinta edição da campanha, participaram 4.335 pessoas de 217 municípios paranaenses. Na área de abrangência do Sesc Apucarana, que inclui 12 cidades, houve 1.181 inscritos.
“Quase 25% de todos os participantes do Estado são da nossa região. Apucarana sempre demonstra grande envolvimento e, desta vez, não foi diferente. A importância que o município dá à campanha, especialmente por meio da Autarquia Municipal de Educação, reflete diretamente na conscientização da população. Apenas em Apucarana, foram eliminados 21.789 focos do mosquito”, destacou Ronaldo Romani Ficagno, gerente do Sesc Apucarana.
O prefeito Rodolfo Mota reforçou que o município tem investido fortemente em ações de combate à dengue. “Em 2024, enfrentamos, pela primeira vez, uma epidemia de dengue, com 18.619 casos confirmados e 27 óbitos. Para evitar que essa tragédia se repita, lançamos em fevereiro deste ano a operação Guerra contra a Dengue. Foram realizados mutirões de limpeza, recolhimento de móveis e inservíveis, visitas domiciliares por agentes de endemias e militares do Exército, além da ampla distribuição de materiais educativos. A campanha do Sesc veio somar forças e é uma grande aliada. Somos gratos por essa parceria”, afirmou.
Promovida pelo Sesc Paraná, a campanha utiliza estratégias de gamificação para engajar a população na identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os participantes se cadastram por meio do site oficial ou do aplicativo da campanha e, ao encontrarem focos de água parada, registram fotos do local antes e depois da eliminação. Cada foco eliminado e documentado gera pontuação. Os participantes e municípios mais atuantes são reconhecidos com troféus e medalhas.
Na categoria Pessoa Física, o primeiro lugar foi conquistado pelo professor Vitor Felipe Bota, da Escola Municipal Professor Bento Fernandes Dias (Jardim Malibu), que eliminou 3.123 focos de água parada. A segunda colocação ficou com a professora Maria Alice da Silva, do CMEI Antônio do Carmo Ribeiro (Distrito de Caixa de São Pedro), com 2.645 pontos. Já o terceiro lugar foi para a professora Rosiane Cristina Françolin da Silva, da Escola Municipal José de Alencar (Distrito de Vila Reis), com 2.003 pontos.
Na categoria Equipe, as três primeiras colocações também foram de instituições apucaranenses. O CMEI Antônio do Carmo Ribeiro, de Caixa de São Pedro, conquistou o primeiro lugar com 7.878 focos eliminados. Em segundo lugar, ficou a Escola Municipal Professor Bento Fernandes Dias, com 5.209 pontos. A terceira colocação foi da Escola Municipal do Campo Professor Wilson de Azevedo, também do Distrito de Caixa de São Pedro, com 2212 pontos.
Já na categoria Município, os vencedores foram: Apucarana (1º lugar – 21.541 pontos), Rio Bom (2º lugar – 226 pontos) e Kaloré (3º lugar – 22 pontos).
A cerimônia de premiação ocorreu no Sesc Apucarana e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva; o vice-prefeito de Kaloré, Décio Bocchio; a secretária municipal de Educação de Kaloré, Ana Cláudia Vicentin das Neves; o chefe da Vigilância Sanitária de Rio Bom, Jurandir Pinto Bueno (Didi); a presidente do Sivana, Aída Assunção; a presidente da Câmara Empreendedora e Gestora de Negócios, Rosângela Tormina; o gerente do SENAC Apucarana, Lucas Salvalaggio; e a secretária municipal de Educação de Apucarana, Ana Paula do Carmo Donato, entre outros convidados.