O ônibus itinerante da Agência do Trabalhador, estacionado na Praça Rui Barbosa e viabilizado através do Programa Mais Paraná, está disponibilizando mais de 500 vagas de emprego. A ação está também incentivando os trabalhadores a se capacitarem. Além de poder fazer a opção entre mais de 30 cursos gratuitos, o serviço apresenta uma iniciativa inédita: um dos cursos, o de empreendedorismo, pagará até R$ 900 para quem concluir os três módulos da capacitação.

A novidade faz parte do Programa Recomeça Paraná, parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Apucarana. O prefeito Junior da Femac visitou o ônibus itinerante e assinou o convênio que vai garantir até 80 vagas para Apucarana nesta capacitação “remunerada”, que é um auxílio destinado para quem concluir o curso.

O prefeito Junior da Femac afirma que, além das vagas de emprego, a parceria com o governo do estado também está oferecendo oportunidades de capacitação. “O emprego é a maior política social que pode existir. Além das vagas formais que são geradas, é também fundamental a capacitação pois ela vai proporcionar a empregabilidade. E acabei de assinar um convênio inédito para Apucarana, no qual pessoas que estão desempregadas irão receber até R$ 900 se concluírem os três módulos de um curso na área de empreendedorismo”, frisa Junior da Femac.

Márcia Sousa, chefe do escritório regional da Sejuf, afirma que o Programa Recomeça Paraná é destinado exclusivamente para pessoas desempregadas. “É um curso online, de 120 horas e composto por três módulos, em que a pessoa deverá ter frequência mínima de 75% e receberá um auxílio de R$ 300 para cada módulo. Estamos, junto com a Prefeitura, estudando também a possibilidade de disponibilizar um espaço para que as pessoas, que tenham dificuldades de acesso à internet, possam fazer o curso”, reforça Márcia.

O ônibus itinerante é disponibilizado pela Sejuf através do Programa Mais Paraná. De acordo com Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, o veículo permanecerá na cidade até esta terça-feira, onde são realizados cadastros, pré-entrevistas e encaminhamentos para vagas de emprego e cursos de capacitação.

De acordo com ele, foram captadas para esta ação 196 vagas de emprego na área de confecção, 51 no comércio, 42 em supermercados, 23 no setor de alimentação, 8 na construção civil, e mais 157 em áreas diversas. Também estarão disponíveis 10 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência, e 15 vagas “Master Job” que são vagas para trabalhadores com alto nível de qualificação, fruto de uma parceria com a ACP (Associação Comercial do Paraná).

Luiz Miguel Vilas Boas, diretor do Centro de Qualificação Total, lembra ainda que uma equipe do órgão também está atuando junto ao ônibus itinerante. “O trabalhador terá a oportunidade de escolher entre as mais de 30 opções de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Prefeitura e que fazem parte do Programa Municipal Portas Abertas”, reforça Vilas Boas, acrescentando que os interessados deverão comparecer na praça munidos dos documentos pessoais. “Essa é uma atividade de dois dias para dar visibilidade às ações da Prefeitura, mas as pessoas também podem procurar posteriormente o Centro de Qualificação Total e a Agência do Trabalhador”, observa.